Repository logo
 
Publication

Literacia da informação: o potencial educativo do virtual como estratégia pedagógica

dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.date.accessioned2014-01-22T14:39:10Z
dc.date.available2014-01-22T14:39:10Z
dc.date.issued2013-12
dc.descriptionCompetência em informação: de reflexões às lições aprendidas
dc.description.abstractA emergência das literacias propõem um desafio para a ciência da informação desenvolver com o uso das tecnologias estratégias para facilitar uma dinâmica de aprendizagem do usuário para que saiba encontrar, utilizar e gestionar a informação. Essa emergência advém da sociedade em que vivemos e que nos inunda de forma rápida e contínua com conteúdos em diversos formatos e com diversos objetivos. A literacia da informação, visualizada como um conjunto de competências de aprendizagem necessárias para aceder, avaliar e usar a informação de forma eficiente, pode ser desenvolvida, aprimorada ou até mesmo aprendida como um potencial educativo para a área da ciência da informação. Pensando neste potencial foi desenvolvido dentro do curso de pós-graduação em Ciência da informação da Universidade Aberta em Lisboa a U.C Literacias da Informação. Através da metodologia a distância é realizado um trabalho de aprendizagem da literacia da informação enquanto estratégia de ensino com o uso das tecnologias. Dessa forma o presente artigo tem por objetivo analisar as estratégias didático pedagógicas do curso em questão, estas estratégias facilitam ao profissional da ciência da informação condições de experienciar o ensino da literacia da informação através do uso das tecnologias. Podemos observar isso mediante a proposta dessa unidade curricular que é o espaço de estudos e dos resultados apresentados na sequência deste artigo.por
dc.identifier.citationBarros, Daniela Melaré Vieira - Literacia da informação: o potencial educativo do virtual como estratégia pedagógica. In Belluzzo, Regina Celia Baptista; Feres, Glória Georges, org. - "Competência em informação [Em linha]: de reflexões às lições aprendidas". São Paulo : FEBAB, 2013. ISBN 978-85-85024-06-2. p. 245-265por
dc.identifier.isbn978-85-85024-06-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2846
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherFEBABpor
dc.relation.publisherversionhttp://issuu.com/necfci-unb/docs/compet__ncia_em_informa____o__de_repor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectElearningpor
dc.subjectLiteracia da informaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEstratégias pedagógicaspor
dc.titleLiteracia da informação: o potencial educativo do virtual como estratégia pedagógicapor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpor
oaire.citation.endPage265por
oaire.citation.startPage245por
oaire.citation.titleCompetência em informação: de reflexões às lições aprendidaspor
person.familyNameBarros
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo Literacias da Informação Daniela Melaré- Livro FEBAB.pdf
Size:
1.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: