Publication
Literacia da informação: o potencial educativo do virtual como estratégia pedagógica
dc.contributor.author | Barros, Daniela Melaré Vieira | |
dc.date.accessioned | 2014-01-22T14:39:10Z | |
dc.date.available | 2014-01-22T14:39:10Z | |
dc.date.issued | 2013-12 | |
dc.description | Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas | |
dc.description.abstract | A emergência das literacias propõem um desafio para a ciência da informação desenvolver com o uso das tecnologias estratégias para facilitar uma dinâmica de aprendizagem do usuário para que saiba encontrar, utilizar e gestionar a informação. Essa emergência advém da sociedade em que vivemos e que nos inunda de forma rápida e contínua com conteúdos em diversos formatos e com diversos objetivos. A literacia da informação, visualizada como um conjunto de competências de aprendizagem necessárias para aceder, avaliar e usar a informação de forma eficiente, pode ser desenvolvida, aprimorada ou até mesmo aprendida como um potencial educativo para a área da ciência da informação. Pensando neste potencial foi desenvolvido dentro do curso de pós-graduação em Ciência da informação da Universidade Aberta em Lisboa a U.C Literacias da Informação. Através da metodologia a distância é realizado um trabalho de aprendizagem da literacia da informação enquanto estratégia de ensino com o uso das tecnologias. Dessa forma o presente artigo tem por objetivo analisar as estratégias didático pedagógicas do curso em questão, estas estratégias facilitam ao profissional da ciência da informação condições de experienciar o ensino da literacia da informação através do uso das tecnologias. Podemos observar isso mediante a proposta dessa unidade curricular que é o espaço de estudos e dos resultados apresentados na sequência deste artigo. | por |
dc.identifier.citation | Barros, Daniela Melaré Vieira - Literacia da informação: o potencial educativo do virtual como estratégia pedagógica. In Belluzzo, Regina Celia Baptista; Feres, Glória Georges, org. - "Competência em informação [Em linha]: de reflexões às lições aprendidas". São Paulo : FEBAB, 2013. ISBN 978-85-85024-06-2. p. 245-265 | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-85024-06-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/2846 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | FEBAB | por |
dc.relation.publisherversion | http://issuu.com/necfci-unb/docs/compet__ncia_em_informa____o__de_re | por |
dc.subject | Ensino a distância | por |
dc.subject | Elearning | por |
dc.subject | Literacia da informação | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Estratégias pedagógicas | por |
dc.title | Literacia da informação: o potencial educativo do virtual como estratégia pedagógica | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | por |
oaire.citation.endPage | 265 | por |
oaire.citation.startPage | 245 | por |
oaire.citation.title | Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas | por |
person.familyName | Barros | |
person.givenName | Daniela Melaré Vieira | |
person.identifier.ciencia-id | 2511-BF94-D07F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1412-2231 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
relation.isAuthorOfPublication | 8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Artigo Literacias da Informação Daniela Melaré- Livro FEBAB.pdf
- Size:
- 1.75 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: