Repository logo
 
Publication

Metodologias ativas: utilidades do ChatGTP no contexto da sala de aula invertida

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.authorSilva, Liliane Inácia da
dc.contributor.authorPareschi, Claudinei Zagui
dc.contributor.authorOliveira, Jailda Nonato dos Santos
dc.date.accessioned2023-12-11T14:49:47Z
dc.date.available2023-12-11T14:49:47Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractAs metodologias ativas de aprendizagem estão passando por mudanças frente ao crescente uso das tecnologias digitais e das inteligências artificiais na Educação. O recente ChatGPT da OpenAI é uma prova de que as tecnologias digitais estão dominando várias áreas, trazendo outras possibilidades e inovações. No campo educacional, as tecnologias digitais são aliadas das metodologias ativas, as quais têm o intuito de inserir os estudantes no centro da aprendizagem, transformando o ensino baseado em métodos tradicionais. Assim, o objetivo deste artigo bibliográfico é elencar algumas oportunidades trazidas pelo ChatGPT para a metodologia de Sala de Aula Invertida, a fim de engajar os estudantes nas atividades escolares. Como referencial teórico, partiu-se de autores como Moran (2015, 2018), Mattar (2017), Bacarin (2020), Valente, Almeida e Geraldini (2017), King (2023), Mello, Neto e Petrillo (2019) e outros estudiosos que discutem sobre o tema. Como resultados, observou-se que o ChatGPT viabiliza aos estudantes e aos docentes uma nova fonte de pesquisa, com informações claras e explicações que facilitam a compreensão do estudo, oportunizando ao aluno o protagonismo proposto pelo modelo de Sala de Aula Invertida.pt_PT
dc.description.abstractActive learning methodologies are undergoing changes due to the increasing use of digital technologies and artificial intelligence in Education. OpenAI's recent ChatGPT is proof that digital technologies are dominating many areas, bringing new possibilities and innovations. In the educational field, digital technologies are allied with active methodologies, which aim to place students at the center of learning, transforming teaching based on traditional methods. Thus, the objective of this bibliographic article is to list some opportunities brought by ChatGPT for the Flipped Classroom methodology, in order to engage students in school activities. As a theoretical reference, authors such as Moran (2015, 2018), Mattar (2017), Bacarin (2020), Valente, Almeida and Geraldini Metodologias ativas: utilidades do ChatGTP no contexto da sala de aula invertida 2 RE@D-Revista de Educação a Distância e Elearning, 6 (2):2202307 (2017), King (2023), Mello, Neto and Petrillo (2019) and other scholars who discuss the subject. As a result, it was observed that ChatGPT provides students and teachers with a new source of research, with clear information and explanations that facilitate understanding of the study, giving students the opportunity to play the role proposed by the Flipped Classroom model.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, Liliane Inácia da; Pareschi, Claudinei Zagui; Oliveira, Jailda Nonato dos Santos - Metodologias ativas: utilidades do ChatGTP no contexto da sala de aula invertida. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 2 (julho-dez. 2023)pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/redvol6iss2e202307pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15233
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. LE@Dpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/31474pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCultura digitalpt_PT
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_PT
dc.subjectInteligência artificialpt_PT
dc.subjectMetodologias ativaspt_PT
dc.subjectSala de aula invertidapt_PT
dc.subjectDigital culturept_PT
dc.subjectTeaching and learningpt_PT
dc.subjectArtificial intelligencept_PT
dc.subjectActive methodologiespt_PT
dc.subjectFlipped classroompt_PT
dc.titleMetodologias ativas: utilidades do ChatGTP no contexto da sala de aula invertidapt_PT
dc.title.alternativeActive methodologies: ChatGTP utilities in the flipped classroom contextpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D – Revista de Educação a Distância e eLearningpt_PT
person.familyNameInácia da Silva
person.familyNamePareschi
person.familyNameNonato Dos Santos Oliveira
person.givenNameLiliane
person.givenNameClaudinei Zagui
person.givenNameJailda
person.identifier.orcid0009-0001-0838-5473
person.identifier.orcid0000-0002-1402-0059
person.identifier.orcid0000-0002-8483-8809
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf5bf05b1-bca9-4ba6-9460-2ae29c00f432
relation.isAuthorOfPublication24f02ab5-0bbc-4e4a-8000-f0e44782097d
relation.isAuthorOfPublication134bb3ed-de9b-476a-bb5d-884657c893f4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf5bf05b1-bca9-4ba6-9460-2ae29c00f432

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V6 N2_e202307.pdf
Size:
792.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: