Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Metodologias ativas: utilidades do ChatGTP no contexto da sala de aula invertida

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
READ_V6 N2_e202307.pdf792.77 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As metodologias ativas de aprendizagem estĂŁo passando por mudanças frente ao crescente uso das tecnologias digitais e das inteligĂȘncias artificiais na Educação. O recente ChatGPT da OpenAI Ă© uma prova de que as tecnologias digitais estĂŁo dominando vĂĄrias ĂĄreas, trazendo outras possibilidades e inovaçÔes. No campo educacional, as tecnologias digitais sĂŁo aliadas das metodologias ativas, as quais tĂȘm o intuito de inserir os estudantes no centro da aprendizagem, transformando o ensino baseado em mĂ©todos tradicionais. Assim, o objetivo deste artigo bibliogrĂĄfico Ă© elencar algumas oportunidades trazidas pelo ChatGPT para a metodologia de Sala de Aula Invertida, a fim de engajar os estudantes nas atividades escolares. Como referencial teĂłrico, partiu-se de autores como Moran (2015, 2018), Mattar (2017), Bacarin (2020), Valente, Almeida e Geraldini (2017), King (2023), Mello, Neto e Petrillo (2019) e outros estudiosos que discutem sobre o tema. Como resultados, observou-se que o ChatGPT viabiliza aos estudantes e aos docentes uma nova fonte de pesquisa, com informaçÔes claras e explicaçÔes que facilitam a compreensĂŁo do estudo, oportunizando ao aluno o protagonismo proposto pelo modelo de Sala de Aula Invertida.
Active learning methodologies are undergoing changes due to the increasing use of digital technologies and artificial intelligence in Education. OpenAI's recent ChatGPT is proof that digital technologies are dominating many areas, bringing new possibilities and innovations. In the educational field, digital technologies are allied with active methodologies, which aim to place students at the center of learning, transforming teaching based on traditional methods. Thus, the objective of this bibliographic article is to list some opportunities brought by ChatGPT for the Flipped Classroom methodology, in order to engage students in school activities. As a theoretical reference, authors such as Moran (2015, 2018), Mattar (2017), Bacarin (2020), Valente, Almeida and Geraldini Metodologias ativas: utilidades do ChatGTP no contexto da sala de aula invertida 2 RE@D-Revista de Educação a Distùncia e Elearning, 6 (2):2202307 (2017), King (2023), Mello, Neto and Petrillo (2019) and other scholars who discuss the subject. As a result, it was observed that ChatGPT provides students and teachers with a new source of research, with clear information and explanations that facilitate understanding of the study, giving students the opportunity to play the role proposed by the Flipped Classroom model.

Description

Keywords

Cultura digital Ensino e aprendizagem InteligĂȘncia artificial Metodologias ativas Sala de aula invertida Digital culture Teaching and learning Artificial intelligence Active methodologies Flipped classroom

Citation

Silva, Liliane InĂĄcia da; Pareschi, Claudinei Zagui; Oliveira, Jailda Nonato dos Santos - Metodologias ativas: utilidades do ChatGTP no contexto da sala de aula invertida. "RE@D – Revista de Educação a DistĂąncia e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nÂș 2 (julho-dez. 2023)

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue