| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 422.54 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
The integration of mobile devices into online learning has emerged as a critical strategy for expanding pedagogical practices and enhancing access to higher education, particularly in remote and underserved contexts such as Mozambique. This study aims to examine how mobile devices contribute to widening access to higher education, focusing on the case of Universidade Aberta ISCED. The methodology adopted was a case study, with an exploratory-descriptive orientation and qualitative approach, supported by document analysis, semi-structured interviews and questionnaires to capture diverse stakeholder perspectives. The findings demonstrate that mobile devices enable flexible and inclusive learning trajectories, allowing students to balance academic, professional, and personal responsibilities. They also show that mobile learning aligns well with Mozambique’s socioeconomic context, offering cost-effective opportunities for participation in online higher education. However, significant barriers were identified, including gaps in technological infrastructure, limited digital literacy, and insufficient institutional strategies for large-scale implementation. The study concludes that mobile devices are a viable tool for improving equity in higher education but that their effective integration requires coordinated efforts in policy, training, and infrastructure development. These results provide practical insights for higher education institutions and policymakers in Mozambique and other developing countries, supporting the design of scalable and sustainable digital learning ecosystems.
A integração de dispositivos móveis no ensino online tem-se afirmado como uma estratégia crucial para expandir as práticas pedagógicas e ampliar o acesso ao ensino superior, particularmente em contextos remotos e desfavorecidos, como o de Moçambique. Este estudo tem como objetivo examinar de que forma os dispositivos móveis contribuem para a democratização do acesso ao ensino superior, tomando como caso de análise a Universidade Aberta ISCED. A metodologia adotada foi o estudo de caso, com orientação exploratório-descritiva e abordagem qualitativa, sustentada por análise documental, entrevistas semiestruturadas e questionários, de modo a captar diferentes perspetivas dos intervenientes. Os resultados demonstram que os dispositivos móveis possibilitam trajetórias de aprendizagem flexíveis e inclusivas, permitindo que os estudantes conciliem responsabilidades académicas, profissionais e pessoais. Revelam também que a aprendizagem móvel se adequa ao contexto socioeconómico de Moçambique, oferecendo oportunidades de participação no ensino superior online a custos mais reduzidos. Contudo, foram identificadas barreiras significativas, incluindo lacunas na infraestrutura tecnológica, limitações na literacia digital e insuficiência de estratégias institucionais para uma implementação em larga escala. O estudo conclui que os dispositivos móveis são uma ferramenta viável para promover a equidade no ensino superior, mas a sua integração eficaz requer esforços coordenados em termos de políticas públicas, formação e desenvolvimento de infraestrutura. Estes resultados oferecem contributos práticos para instituições de ensino superior e decisores políticos em Moçambique e noutros países em desenvolvimento, apoiando o desenho de ecossistemas digitais de aprendizagem escaláveis e sustentáveis.
A integração de dispositivos móveis no ensino online tem-se afirmado como uma estratégia crucial para expandir as práticas pedagógicas e ampliar o acesso ao ensino superior, particularmente em contextos remotos e desfavorecidos, como o de Moçambique. Este estudo tem como objetivo examinar de que forma os dispositivos móveis contribuem para a democratização do acesso ao ensino superior, tomando como caso de análise a Universidade Aberta ISCED. A metodologia adotada foi o estudo de caso, com orientação exploratório-descritiva e abordagem qualitativa, sustentada por análise documental, entrevistas semiestruturadas e questionários, de modo a captar diferentes perspetivas dos intervenientes. Os resultados demonstram que os dispositivos móveis possibilitam trajetórias de aprendizagem flexíveis e inclusivas, permitindo que os estudantes conciliem responsabilidades académicas, profissionais e pessoais. Revelam também que a aprendizagem móvel se adequa ao contexto socioeconómico de Moçambique, oferecendo oportunidades de participação no ensino superior online a custos mais reduzidos. Contudo, foram identificadas barreiras significativas, incluindo lacunas na infraestrutura tecnológica, limitações na literacia digital e insuficiência de estratégias institucionais para uma implementação em larga escala. O estudo conclui que os dispositivos móveis são uma ferramenta viável para promover a equidade no ensino superior, mas a sua integração eficaz requer esforços coordenados em termos de políticas públicas, formação e desenvolvimento de infraestrutura. Estes resultados oferecem contributos práticos para instituições de ensino superior e decisores políticos em Moçambique e noutros países em desenvolvimento, apoiando o desenho de ecossistemas digitais de aprendizagem escaláveis e sustentáveis.
Description
Keywords
Distance learning Higher education Accessibility Mobile devices Digital inclusion Mozambique Ensino a distância Ensino superior Acessibilidade Dispositivos móveis Inclusão digital
Pedagogical Context
Citation
Franco, D., Bidarra, J., & Henriques, S. (2025). Revisiting the use of mobile devices for online learning: Enhancing accessibility in higher education in Mozambique. Sisyphus - Journal of Education, 13(3), 30-55. https://doi.org/10.25749/sis.41636
Publisher
Universidade de Lisboa
