Repository logo
 
Publication

Ensino superior em regime de e-learning : impactos na organização do trabalho docente

dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.date.accessioned2016-01-21T15:16:55Z
dc.date.available2016-01-21T15:16:55Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionProjeto em cursopt_PT
dc.description.abstractO processo de Bolonha tem trazido ao debate e à pratica no ensino superior questões como o foco no e-learning, a aplicação de novas metodologias de ensino e aprendizagem, designadamente a aprendizagem a distância, a aprendizagem ativa, a aprendizagem cooperativa, a aprendizagem baseada na solução de problemas entre outras que configuram um novo paradigma centrado no estudante e a dimensão social do ensino superior, que, em Portugal, se debruça em particular sobre os adultos e os estudantes de baixo estatuto socioeconómico como públicos sub-representados (Eurydice, 2010). De forma plenamente integrada neste contexto traçado, o ensino a distância em modalidade e-learning tem vindo a ganhar expressão no panorama Português, onde se destaca a Universidade Aberta. Esta tem como público alvo claramente demarcado os cidadãos falantes de língua portuguesa maiores de 23 anos e/ou trabalhadores. A especificidade da modalidade de ensino e do público alvo determinaram a elaboração de um modelo pedagógico virtual (Pereira, Quintas-Mendes, Morgado, Amante & Bidarra, 2007) informado por quatro eixos fundamentais: a aprendizagem centrada no estudante, o primado da flexibilidade, o primado da interação e o primado da inclusão digital (Despacho n.º 8119/2010, p. 25170). Estas características, de entre as quais destacamos a flexibilidade inerente ao processo de ensino-aprendizagem têm impactos ao nível do espaço e tempo em que se desenvolve o trabalho docente, e consequentemente ao nível da gestão do tempo levada a cabo pelos professores. Propomo-nos, neste simpósio, e recorrendo a um levantamento exploratório e qualitativo das experiências e formas de trabalho docente de professores da Universidade Aberta, questionar-nos sobre estes impactos.pt_PT
dc.identifier.citationSeabra, Filipa; Henriques, Susana - Ensino superior em regime de e-learning : impactos na organização do trabalho docente. In Leite, Carlinda; Zabalza, Miguel, coord. - Ensino superior [Em linha]: inovação e qualidade na docência. Porto: CIIE, 2012. ISBN 978–989–8471–05–5. p. 1153-1169pt_PT
dc.identifier.isbn978–989–8471–05–5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/4852
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIEpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.fpce.up.pt/ciie/cidu/publicacoes/livro_de_textos.pdfpt_PT
dc.titleEnsino superior em regime de e-learning : impactos na organização do trabalho docentept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage1169pt_PT
oaire.citation.startPage1153pt_PT
oaire.citation.titleEnsino superior: inovação e qualidade na docênciapt_PT
person.familyNameSeabra
person.familyNameHenriques
person.givenNameFilipa
person.givenNameSusana
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.scopus-author-id57210809988
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2012_Ensino superior em regime de e-learning - impactos no tempo docente.pdf
Size:
2.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: