Publication
Ensino superior em regime de e-learning : impactos na organização do trabalho docente
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.contributor.author | Henriques, Susana | |
dc.date.accessioned | 2016-01-21T15:16:55Z | |
dc.date.available | 2016-01-21T15:16:55Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Projeto em curso | pt_PT |
dc.description.abstract | O processo de Bolonha tem trazido ao debate e à pratica no ensino superior questões como o foco no e-learning, a aplicação de novas metodologias de ensino e aprendizagem, designadamente a aprendizagem a distância, a aprendizagem ativa, a aprendizagem cooperativa, a aprendizagem baseada na solução de problemas entre outras que configuram um novo paradigma centrado no estudante e a dimensão social do ensino superior, que, em Portugal, se debruça em particular sobre os adultos e os estudantes de baixo estatuto socioeconómico como públicos sub-representados (Eurydice, 2010). De forma plenamente integrada neste contexto traçado, o ensino a distância em modalidade e-learning tem vindo a ganhar expressão no panorama Português, onde se destaca a Universidade Aberta. Esta tem como público alvo claramente demarcado os cidadãos falantes de língua portuguesa maiores de 23 anos e/ou trabalhadores. A especificidade da modalidade de ensino e do público alvo determinaram a elaboração de um modelo pedagógico virtual (Pereira, Quintas-Mendes, Morgado, Amante & Bidarra, 2007) informado por quatro eixos fundamentais: a aprendizagem centrada no estudante, o primado da flexibilidade, o primado da interação e o primado da inclusão digital (Despacho n.º 8119/2010, p. 25170). Estas características, de entre as quais destacamos a flexibilidade inerente ao processo de ensino-aprendizagem têm impactos ao nível do espaço e tempo em que se desenvolve o trabalho docente, e consequentemente ao nível da gestão do tempo levada a cabo pelos professores. Propomo-nos, neste simpósio, e recorrendo a um levantamento exploratório e qualitativo das experiências e formas de trabalho docente de professores da Universidade Aberta, questionar-nos sobre estes impactos. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Seabra, Filipa; Henriques, Susana - Ensino superior em regime de e-learning : impactos na organização do trabalho docente. In Leite, Carlinda; Zabalza, Miguel, coord. - Ensino superior [Em linha]: inovação e qualidade na docência. Porto: CIIE, 2012. ISBN 978–989–8471–05–5. p. 1153-1169 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978–989–8471–05–5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/4852 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.fpce.up.pt/ciie/cidu/publicacoes/livro_de_textos.pdf | pt_PT |
dc.title | Ensino superior em regime de e-learning : impactos na organização do trabalho docente | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1169 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1153 | pt_PT |
oaire.citation.title | Ensino superior: inovação e qualidade na docência | pt_PT |
person.familyName | Seabra | |
person.familyName | Henriques | |
person.givenName | Filipa | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier | 1730761 | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.ciencia-id | 6411-F538-EA4A | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7506-1401 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54420026300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2012_Ensino superior em regime de e-learning - impactos no tempo docente.pdf
- Size:
- 2.23 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: