Repository logo
 
Publication

Tecnologias móveis e a recriação digital na construção do conhecimento histórico

dc.contributor.authorTrindade, Sara Dias
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2023-02-09T13:42:49Z
dc.date.available2023-02-09T13:42:49Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractFace aos novos desafios que se colocam à educação na atualidade, o recurso ao mobile learning, e mais especificamente às tecnologias móveis, e a análise do seu impacto a nível motivacional e psicossocial em estudantes do ensino fundamental e médio, tem vindo a granjear progressivo interesse pela comunidade científica. A presente investigação tem como objetivo verificar se, através da utilização do iPad e da plataforma iTunes U, os estudantes se apropriam de conceitos estruturais para a construção do conhecimento histórico. Recorrendo a um estudo de caso, a investigação centrou-se num grupo de 47 estudantes do ensino fundamental - 9.o ano de escolaridade -, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, tendo como contexto um ecossistema tecnológico para a criação de uma história digital relativa ao período revolucionário português de 1974/76. De referir que o programa principal utilizado para a realização da atividade foi o Book Creator, que permite a importação para a aplicação iBooks em formato de livro. Os resultados obtidos revelam que o uso destas tecnologias móveis e seus aplicativos podem ter efeitos muito positivos, não só a nível motivacional, mas também, e sobretudo, no que diz respeito à aquisição e construção do conhecimento histórico, a nível do domínio de conceitos estruturais, como o de significância e evidência.pt_PT
dc.description.abstractDue to the new challenges that education faces nowadays, resorting to mobile learning and particularly to mobile technologies, as well as to the analysis of its impact on both motivational and psychosocial levels of non-higher education students, has been gaining progressive interest among the scientific community. The present investigation has as its main objective to verify if, through the usage of the iPad and the iTunes U platform, students appropriate structural concepts for the construction of historical knowledge. Through the development of a case study, the investigation focused on a group of 47 9th grade students, aged between 14 and 16 years, who worked with a technological ecosystem to create a digital story related to the Portuguese Revolutionary period of 1974/76. The main app used for this activity was Book Creator, which allows the work to be uploaded to the iBooks app, turning it into an interactive book. The results obtained show that using this type of mobile technologies and its apps can have very positive effects, not only at a motivational level, but also, and specially, to what concerns acquiring and building historical knowledge through the appropriation of structural concepts like historical significance and evidence.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDIAS-TRINDADE, Sara, & MOREIRA, J. António (2017). Tecnologias Móveis e a Recriação Digital na Construção do Conhecimento Histórico. Revista Eletrônica de Educação, vol. 11, n.º 2, 637-652pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14244/198271992230pt_PT
dc.identifier.issn1982- 7199
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13343
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectTecnologias móveispt_PT
dc.subjectEnsino de históriapt_PT
dc.subjectComplexidadept_PT
dc.subjectMobile technologiespt_PT
dc.subjectHistory teachingpt_PT
dc.subjectComplexitypt_PT
dc.titleTecnologias móveis e a recriação digital na construção do conhecimento históricopt_PT
dc.title.alternativeMobile technologies and digital recreation in the construction of historical knowledgept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Carlos, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage652pt_PT
oaire.citation.startPage637pt_PT
oaire.citation.titleRevista Eletrônica de Educaçãopt_PT
person.familyNameTrindade
person.familyNameMoreira
person.givenNameSara Dias
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-idC714-2907-EDFF
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0002-5927-3957
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6dfc5c08-5b41-4d8a-8467-eaa9f7fcd010
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1. REV_EDUC_agost17.pdf
Size:
2.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: