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A “agenda” do estudante online: contributo para o estudo das suas variáveis críticas
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A ‘agenda’ do estudante online: contributo para o estudo das suas variáveis críticas
Publication . Neves, Ana Maria; Morgado, Lina
Com a modalidade de ensino a distância online nunca os professores e estudantes tiveram
oportunidade de estar tão perto uns dos outros pedagogicamente, apesar da distância física. A
internet marcou o início de uma nova geração de ensino-aprendizagem em que as fronteiras
do espaço e as barreiras do tempo permitem a comunicação síncrona ou assíncrona num
tempo e num espaço híbridos onde o sentido da palavra distância ganhou novos contornos e a
linha do tempo rompeu-se para dar origem a um tempo eterno, sem presente e sem passado e,
considerando os últimos avanços nas tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial,
com a possibilidade de prever e escolher o nosso futuro. O quotidiano vivido nos contextos
virtuais tem implicações diversas nas formas de organização social e, consequentemente, na
educação. Assim, sublinham-se as particularidades culturais relacionadas com a perceção do
tempo, aspeto no qual nos fundamentamos teoricamente nas definições de Hall (1959), Hall e
Hall (1990) e nas adaptações aos contextos educativos de Bluedorn, Kaufman e Lane (1992);
Capdeferro, Romero e Barberà (2014); Kaufman, Lane e Lindquist (1991) e Stone e O’Shea
(2013, 2019). No que respeita à relação dos estudantes com as tecnologias digitais,
fundamentamos o nosso estudo nas metáforas sugeridas por White e Le Cornu (2011, 2017)
quanto aos perfis visitante e residente. Por fim, no que concerne ao acolhimento, integração e
apoio aos estudantes a distância no ensino superior tomamos como ponto de partida os
estudos de Morgado et al. (2019); Morgado, Afonso e Ferret (2019, 2021); Morgado, Neves e
Teixeira (2016); Morgado, Quintas-Mendes e Miranda (2017); Neto, Teixeira e Morgado
(2016) e Sánchez-Elvira e González Brignardello (2014).
A nossa investigação tem por objetivos contribuir para a construção de um quadro teórico
sobre a variável tempo do estudante a distância online, compreender a relação entre o perfil do
uso das tecnologias digitais e as variáveis de gestão do tempo, contribuir para o desenho de
serviços de suporte à integração dos novos estudantes nos cursos a distância, identificar perfis
de utilização das tecnologias digitais, identificar os processos de gestão do tempo pelos
estudantes a distância e, por fim, analisar as principais dificuldades que os estudantes
encontram na gestão do tempo online. De natureza exploratória, a investigação reveste a
forma de um estudo de caso, utilizando uma metodologia mista. Como instrumentos de
recolha de dados, efetuámos análise documental bem como narrativas semi-orientadas,
questionário e entrevistas a estudantes a distância. Na análise dos dados recorremos a análise
de conteúdo e análise estatística.
As principais conclusões apontam para: a) o desejo de desenvolvimento pessoal é a primeira
motivação que leva os estudantes a ingressarem num curso superior em idade madura; b) a
principal razão que conduz os estudantes a procurarem um curso a distância são as
relacionadas com a flexibilidade do modelo; c) as competências do domínio colaborativo são
aquelas que mais se apresentam deficitárias entre os estudantes; d) observámos a existência de
um perfil de utilização do tempo académico intermédio entre monocrónico e policrónico. Os
estudantes de mestrado e doutoramento têm um perfil de utilização do tempo mais
monocrónico enquanto os estudantes de licenciatura têm um perfil mais policrónico; e) não
foi encontrada uma relação clara entre as variáveis sexo e os perfis de utilização do tempo
nem entre a existência de dependentes a cargo e a gestão do tempo. Em suma, os nossos
resultados apontam para a necessidade de reavaliação dos mecanismos de integração,
acolhimento e apoio aos estudantes a distância online, em contexto de aprendizagem online,
orientando esses mecanismos para as reais necessidades e perfis dos estudantes.
Desafios do estudante online no ensino superior: estudo das variáveis críticas
Publication . Neves, Ana Maria; Morgado, Lina
Uma nova geração de educação aberta e a distância (EAD) aponta para uma vivência das fronteiras do espaço e do tempo, diferente. A distância deixa de ser apenas física e o tempo não é apenas cronológico. Com este estudo pretende-se contribuir para a construção de um quadro teórico sobre a variável tempo online.
A gestão multi-agendas do estudante a distância
Publication . Neves, Ana Maria; Morgado, Lina
O constructo tempo virtual, disruptivo, surge do impacto das novas tecnologias cujos resultados não
são totalmente previsíveis. A Educação e a Educação a Distância (EaD), em particular, são setores
particularmente sensíveis aos desenvolvimentos tecnológicos, razão pela qual o nosso estudo é
justificado e foi apoiada pela FCT com uma bolsa de doutoramento acolhida pelo LE@D.
A investigação é focada na experiência dos estudantes na Universidade Aberta portuguesa. Pretendeu se observar e analisar a variável gestão do tempo na sua relação com as tecnologias considerando a
virtualização dos contextos na qual se desenvolve a relação pedagógica. Participaram neste estudo de
caso, de natureza exploratória, estudantes de diversos cursos de licenciatura, mestrado e
doutoramento. A metodologia utilizada é de natureza mista. Como principais resultados destacamos:
1) o perfil de gestão do tempo académico tem relação direta com o grau do curso frequentado; 2) os
estudantes apresentam parcas competências digitais no domínio colaborativo, no momento de
ingresso na universidade.
Como usa o tempo o estudante de ensino superior a distância?: estudo exploratório no contexto português
Publication . Neves, Ana Maria; Morgado, Lina
O estudo centra-se na experiência do estudante a distância e na forma como é experienciado e gerido o tempo, bem como a relação dessa gestão com as tecnologias digitais. O universo dos estudantes maduros universitários é ainda pouco estudado quer nos contextos presenciais quer online. A investigação reveste o carácter de um estudo de caso numa universidade a distância, numa abordagem e metodologia mista tendo como instrumentos de recolha de dados a análise documental, o inquérito por questionário e entrevistas semidiretivas com a consequente análise triangulada. Os resultados obtidos ainda são preliminares.
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Fundação para a Ciência e a Tecnologia
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Funding Award Number
SFRH/BD/137859/2018