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- Promoção de comportamentos seguros na internet: um estudo de casoPublication . Gomes, Maria João; Valente, Luís; Dias, PauloA Internet tem vindo a adquirir um espaço e importância crescentes no quotidiano educativo, lúdico e de convívio social de muitas crianças e jovens. Sendo indiscutível a importância de promover a melhoria das condições de acesso à Internet e o combate à infoexclusão, importa também ter em atenção a qualidade e relevância das competências a desenvolver. De facto, não basta ser um utilizador da Internet, importa ser um utilizador crítico e consciente. O reconhecimento da existência de riscos associados a usos impróprios, ilegítimos e ilegais da Internet, tem dado origem a iniciativas no sentido de sensibilizar e alertar pais, professores e outros educadores, bem com as próprias crianças e jovens para os cuidados e precauções a tomar no uso da Internet. Em Portugal, estas iniciativas tiveram uma das suas expressões mais significativas através da implementação do projecto SeguraNet (2004-2006), coordenado inicialmente pelo GIASE (Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo) do Ministério da Educação, e posteriormente pela equipa de missão CRIE, e do qual o Centro de Competência da Universidade do Minho (C.C.U.M.) foi parceiro. No âmbito do seu envolvimento no projecto SeguraNet, o C.C.U.M. levou a cabo um estudo de caso centrado na análise do processo de implementação de um conjunto de actividades visando a promoção de práticas seguras de utilização da Internet. O estudo focaliza-se nas actividades desenvolvidas por duas turmas do 4.º ano de escolaridade do “Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo - Amarante” e na compreensão do impacto dessas actividades em outras turmas do agrupamento. É sobre a apresentação deste estudo e as principais conclusões/lições daí decorrentes que se desenvolverá este texto.
- O projecto TTVLC: modelos de formação para novas exigências profissionais dos professoresPublication . Dias, Paulo; Gomes, Maria João
- e-Learning para e-formadores: formação de docentes universitáriosPublication . Dias, Ana Augusta; Dias, Paulo; Gomes, Maria JoãoNesta comunicação pretende-se apresentar o "Projecto de Formação para e-Formadores” criado pela TecMinho/Interface da Universidade do Minho e implementado numa experimentação formativa junto de docentes desta Universidade. Com este projecto foram concebidos um conjunto de recursos didácticos (em formato impresso e em formato digital), constituídos por diversos produtos, para serem utilizados na implementação de cursos de Formação para e-Formadores. O Curso de Formação de e-Formadores foi desenhado de modo a ser pragmático e de utilidade imediata para o formando (Formador ou Professor da Universidade do Minho) no sentido de lhe proporcionar competências e meios que lhe facilitem a utilização das tecnologias e das estratégias pedagógicas e comunicacionais necessárias no contexto da e-aprendizagem. A avaliação da implementação deste curso e a avaliação dos recursos didácticos desenvolvidos foi efectuada por uma equipa de especialistas do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Nesta comunicação desenvolve-se o processo de concepção e o projecto de desenvolvimento de conteúdos “blended” (e de recursos didácticos de apoio ao curso) desehados com vista à implementação do curso, que teve um total de 21 horas presenciais e 63 horas online (conteúdos, colaborações, interacções, actividades individuais e de grupo).
- Avaliação digital no ensino superior em Portugal: primeiros resultadosPublication . Gomes, Maria João; Amante, Lúcia; Oliveira, IsolinaA avaliação de competências requer uma abordagem que integre conhecimento, habilidades e atitudes, implicando o recurso a diversas estratégias de avaliação. Neste contexto, temos assistido à emergência de um novo conceito, designado por vários autores como cultura da avaliação. Além disso, os ambientes virtuais de aprendizagem do ensino superior têm também promovido a utilização de novas estratégias de avaliação eletrónica. Portanto, torna-se importante repensar o conceito de qualidade da avaliação nos contextos de educação superior online e, particularmente, como desenvolver na atualidade novos cenários de aprendizagem. Neste texto apresentamos um novo quadro teórico para a avaliação digital na educação superior, ancorado em quatro dimensões - autenticidade, consistência, transparência e viabilidade – cada uma delas integrando um conjunto de parâmetros, que visa promover a qualidade das estratégias de avaliação em uso. Com base neste quadro teórico discutem-se ainda os primeiros dados do trabalho de campo realizado, considerando os resultados de um questionário sobre a utilização das tecnologias e serviços digitais para a avaliação (digital), aplicado a professores de todas as universidades públicas portuguesas.