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  • Como a linguagem se torna poder: “make America great again”
    Publication . Sebastião, Isabel; Marques, Isabelle Simões
    Realizamos uma análise discursiva das estratégias de persuasão e poder utilizadas no discurso político da campanha eleitoral de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos. Analisamos as suas práticas nas redes sociais: os principais instrumentos de comunicação online do então candidato. A escolha deste tema deve-se à relevância social do fenómeno dos discursos políticos enquanto instituição social de grande projeção, quer nos Estados Unidos quer noutros países. Neste processo eleitoral em concreto, o discurso político do candidato revestiu-se de ideais populistas, refletiu mudanças estruturais que afetaram as identidades pessoais e sociais (Charaudeau, 2008, 2011), bem como se verificou a presença da noção de ethos, de representações e estereótipos, causando uma descentralização e um deslocamento dos indivíduos e dos seus mundos sociais e culturais. Alguns resultados permitem perceber como Donald Trump, um candidato não pertencente à tradição política americana, conseguiu ganhar as eleições, através, entre outros, do recurso a argumentos de choque, de críticas às elites, da defesa do regresso de uma América forte. O discurso de Trump procurou ir ao encontro das expectativas de uma grande parte do eleitorado americano. Vemos como valores nacionalistas e extremistas, assim como temas com uma forte componente emocional (imigração, terrorismo, violência), veiculados através de uma retórica simples e personificados por um leader carismático, tiveram o sucesso esperado.
  • O papel dos manuais escolares no processo de sensibilização à diversidade e variação linguísticas
    Publication . Marques, Isabelle Simões; Sebastião, Isabel
    A escola, com uma função capital na cristalização dos saberes, possui a capacidade de fomentar o respeito e a valorização pela diversidade e pela variedade linguísticas, evitando, assim, a subversão do preconceito (sócio)linguístico. Daí decorre a importância da abordagem que se faz ao tema da variedade na sala de aula, da escolha dos instrumentos pedagógicos e, claro, da formação dos professores. Os instrumentos pedagógicos como o manual escolar de língua portuguesa do ensino básico, conforme hoje se apresentam, assumem um papel relevante no ensino e aprendizagem da língua portuguesa, uma vez que desempenham uma relação de mediação, própria da sua função (re)transmissora de conhecimentos. Funcionam como instrumentos básicos de trabalho e suporte de conhecimento para alunos e professores, e até para os pais/encarregados de educação. Por esta razão, é inevitável tomá los em consideração, quando o tema a tratar é a aprendizagem da língua. Assim, pretendemos analisar de que forma estes manuais escolares, disponíveis no mercado português, que possuem uma função legitimadora sobre o que ensinar e de como ensinar, abordam as questões da diversidade e da variação linguísticas, de que forma transmitem os valores da diferença no tratamento da(s) língua(s). Veremos, assim, que a linguística assume um papel relevante para a sensibilização da diversidade e variação linguísticas no ensino.
  • Os emojis como marcadores discursivos nas redes sociais: análise contrastiva em português e em francês
    Publication . Seara, Isabel; Marques, Isabelle Simões; Sebastião, Isabel
    O objetivo deste estudo é o de analisar os emojis enquanto representações icónicas do verbal e do paraverbal, mostrando que, para além do seu valor lúdico, estético ou distintivo, encerram várias funções semântico-pragmáticas, nomeadamente como marcadores discursivos. Corroborando as reflexões de Lombart (2018) e de Dresner & Herring (2010), mostraremos que os emojis assumem funções similares às dos marcadores discursivos convencionais, nomeadamente a expressiva, interpretativa, relacional, de atenuação e de intensificação, e de cortesia (Marcoccia & Gauducheau, 2007a, 2007b). Pretende-se, através de uma metodologia qualitativa, demonstrar que os emojis estabelecem uma relação dialógica e que o seu estatuto icónico tem um papel essencial na dinâmica das interações, pois incitam os interlocutores a descortinar inferências do conteúdo proposicional dos enunciados escritos, podendo ser de redundância, de diferença e de oposição (Klinkenberg, 2009).A análise discursiva-pragmática, alicerçada sobretudo nos trabalhos de Searle (2009), Marcoccia (2000b), Baron (2008) e Yus (2011), centrar-se-á num corpus de posts e comentários recolhidos nas páginas oficiais de dois grandes clubes europeus de futebol, no caso de Portugal, o Sporting Clube de Portugal e, no caso da França, o Paris Saint Germain.