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- Assegurar a acessibilidade e a inclusão no ensino superior com o apoio da tecnologia digital: a abordagem integrada de aprendizagem ao longo da vida do projeto EduTechPublication . Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Teixeira, António; Paz, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Morgado, Lina; Francisco, ManuelaRecurso Educacional relativo à apresentação do Projeto Edu Tech, Erasmus+ KA2, Cooperation for innovation and the exchange of good practices, Capacity Building in Higher Education, 609785-EPP-1-2019-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP
- 12 histórias educacionais. Ser diferente na diversidade: práticas pedagógicas em contextos pouco visíveisPublication . Francisco, Manuela; Tomás, Cecília; Silva, Sofia Malheiro daEste livro surge no âmbito do projeto de investigação Hela.H.Eduki, (Referência PTIN/UID4372-LE@D/012022) que visa o levantamento e análise fenomenológica de práticas pedagógicas em contextos educacionais pouco visíveis. Este projeto financiado pelo Laboratório de Ensino a Distância e e-Learning (LE@D) da Universidade Aberta, iniciou em 2022, com um levantamento bibliográfico e documental de práticas pedagógicas diferenciadas, existentes em Portugal, disponibilizadas em formato digital na web. Os resultados desta pesquisa evidenciam a escassez de recursos e guias de apoio para professores, formadores e educadores, bem como a falta de acessibilidade ou baixo nível de conformidade com as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web e digital. Esta lacuna serviu de mote para criar este livro, em diferentes formatos, procurando ser útil ao maior número de pessoas e tecnologias de apoio.
- EDUTECH − Asistencia Tecnológica a la accesibilidad en la Educación Superior VirtualPublication . Teixeira, António; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Morgado, Lina; Francisco, ManuelaA promoção da acessibilidade e inclusão nas instituições de Ensino Superior (IES) é um desafio global, mas que é particularmente importante em regiões, como a América Latina. Nesta região, as IES demonstram dificuldades em enquadrar os estudantes com necessidades educativas especiais devido, fundamentalmente, aos diminutos recursos passíveis de ser alocados à implementação de estratégias institucionais visando esse objetivo. O projeto Asistencia tecnológica a la accesibilidad en la Educación Superior Virtual (EduTech), cofinanciado pelo programa Eramus+ da União Europeia, visa minorar o problema da acessibilidade tecnológica nessas instituições, auxiliando-as não apenas no estabelecimento de unidades assistenciais tecnológicas de acessibilidade, replicáveis e adaptáveis de acordo com as características das instituições, mas também a capacitar o pessoal envolvido nessas unidades assistenciais. Todavia, o projeto possui, ainda, uma visão mais holística, entendendo o processo de inclusão e participação dos estudantes do ensino superior de um modo mais abrangente, incluindo o apoio à respetiva inserção socioprofissional, a qual procura igualmente dinamizar.