Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Estratégias para uma educação online acessível na plataforma MoodlePublication . Francisco, ManuelaEste trabalho visa contribuir para uma educação online mais acessível, através da partilha de resultados obtidos na análise de acessibilidade à versão 3.9 da plataforma Moodle. Foram realizados testes manuais com recurso ao leitor de ecrã NVDA e navegação por teclado, a quatro temas do Moodle, em ambiente Windows. Esta análise incidiu nas funcionalidades do Moodle que permitem interação do estudante (Recursos e Atividade) e nas ferramentas externas H5P, Perusall e Google Assignments, integradas no Moodle, também analisadas com o perfil de estudante. Com base nos resultados apresentam-se algumas recomendações relativas às funcionalidades mais acessíveis e algumas práticas pedagógicas que podem tornar a educação online mais equitativa.
- Assegurar a acessibilidade e a inclusão no ensino superior com o apoio da tecnologia digital: a abordagem integrada de aprendizagem ao longo da vida do projeto EduTechPublication . Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Teixeira, António; Paz, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Morgado, Lina; Francisco, ManuelaRecurso Educacional relativo à apresentação do Projeto Edu Tech, Erasmus+ KA2, Cooperation for innovation and the exchange of good practices, Capacity Building in Higher Education, 609785-EPP-1-2019-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP
- EDUTECH − Asistencia Tecnológica a la accesibilidad en la Educación Superior VirtualPublication . Teixeira, António; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Morgado, Lina; Francisco, ManuelaA promoção da acessibilidade e inclusão nas instituições de Ensino Superior (IES) é um desafio global, mas que é particularmente importante em regiões, como a América Latina. Nesta região, as IES demonstram dificuldades em enquadrar os estudantes com necessidades educativas especiais devido, fundamentalmente, aos diminutos recursos passíveis de ser alocados à implementação de estratégias institucionais visando esse objetivo. O projeto Asistencia tecnológica a la accesibilidad en la Educación Superior Virtual (EduTech), cofinanciado pelo programa Eramus+ da União Europeia, visa minorar o problema da acessibilidade tecnológica nessas instituições, auxiliando-as não apenas no estabelecimento de unidades assistenciais tecnológicas de acessibilidade, replicáveis e adaptáveis de acordo com as características das instituições, mas também a capacitar o pessoal envolvido nessas unidades assistenciais. Todavia, o projeto possui, ainda, uma visão mais holística, entendendo o processo de inclusão e participação dos estudantes do ensino superior de um modo mais abrangente, incluindo o apoio à respetiva inserção socioprofissional, a qual procura igualmente dinamizar.