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- Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlifePublication . Moreira, J. António; Schlemmer, ElianeA evolução das tecnologias digitais e das redes de comunicação também digitais propiciaram o surgimento de uma sociedade reticular marcada pela conectividade entre diferentes entidades, o que tem provocado mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. No entanto, não se imaginava, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, devido à expansão do coronavírus que inviabilizou a presença física de professores e estudantes no espaço geográfico das instituições educacionais, e obrigou os professores a transpor metodologias e práticas, adotadas em salas de aula presencial física, para os meios online, resultando em práticas de ensino remoto, de ensino a distância, distintas das práticas consolidadas neste domínio e sustentadas pela pesquisa na área. Tendo, pois, em consideração este contexto, o objetivo deste artigo, de natureza eminentemente teórica é, por um lado, contribuir para delimitação de conceitos fundamentais no domínio da Educação mediada pelo digital, como Ensino Remoto ou Ensino a Distância, Educação a Distância ou eLearning, dentre outros e que muitas vezes são usados de forma indiferenciada sem rigor conceitual, e por outro, apresentar a proposição de um novo conceito e paradigma que designámos de Educação Digital OnLife.
- Inven!RA: um contributo para plataformas alinhadas com a transformação digitalPublication . Schlemmer, Eliane; Morgado, LeonelO desenvolvimento tecnológico transforma a sociedade, alterando o viver e conviver humano. Na educação, a presença do digital foi impulsionada na pandemia da COVID-19, evidenciando barreiras à transformação. Uma delas refere-se à circunstância de as plataformas digitais atuais reproduzirem ou encorajarem processos pré-digitais de ensino e de aprendizagem. Para potenciar transformações na Educação, precisamos de tecnologias não reprodutoras dos processos atuais. Tecnologias que instiguem professores e estudantes, em vez de os condicionar. O desafio está na proposta de metodologias e práticas; de arquiteturas e plataformas, fundamentadas em epistemologias reticulares que propiciem a conexão entre pessoas e tecnologias, por espaços digitais e físicos, e outras dimensões de complexidade, encaradas por conceitos como inventividade, ato conectivo transorgânico e ecologias inteligentes. Ou seja, a tecnologia precisa de estar alinhada com novas epistemologias, metodologias e práticas pedagógicas. Apresentamos uma proposta de arquitetura tecnológica alinhada a transformação da educação: a Inven!RA, que visa permitir a produção de plataformas capazes de propiciar transformação do ensino e da aprendizagem. Fundamenta-se nas epistemologias reticulares-conectivas e nas metodologias inventivas, onde se entrelaçam ecologias educativas de participantes humanos e não humanos, reconhecendo o surgimento das novas formas atópicas de habitar, bem como a virtualização da educação numa perspectiva de ecossistema.
- Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFEPublication . Schlemmer, Eliane; Moreira, J. AntónioA sociedade hiperconectada que vem se potencializando, a partir do desenvolvimento de tecnologias digitais em rede, tem exigido movimentos disruptivos em diferentes contextos do viver e do conviver em suas distintas dimensões. O campo da educação, principalmente, devido à pandemia do COVID-19 que impossibilitou a continuidade do desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem em contexto de sala de aula física, pela exigência do isolamento físico, viu-se forçado a usar tecnologias digitais, em rede, a fim de viabilizar a continuidade de seus processos. Essa situação emergencial evidenciou a necessidade de discutir e clarificar diferentes conceitos, tais como o de ensino remoto emergencial, ensino a distância, educação a distância, educação online, educação aberta, educação digital, entre outros, trazidos por Moreira e Schlemmer (2020). Assim, na continuidade da apresentação desses conceitos e, com o intuito de ampliar e adensar a compreensão, bem como identificar o potencial de cada um deles no contexto do hibridismo e da multimodalidade na educação, irão ser analisados neste texto os conceitos de mobile learning, pervasive learning, ubiquitous learning, immersive learning, gamification learning, game based learning, entre outros. Assim o nosso objetivo principal com este texto, de cariz eminentemente teórico, é contribuir com elementos que possibilitem a reflexão, auxiliando professores e gestores na superação de desenhos educacionais baseados na transposição de metodologias e práticas do ensino presencial na geografia física para uma educação digital em rede e na construção de desenhos disruptivos para uma educação OnLIFE