Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- A personalized narrative method to improve serious gamesPublication . Rosal, Tatianna; São Mamede, Henrique; Silva, Miguel Mira daSerious Games apply game strategies to a training environment to encourage participants to make decisions and face challenges - the more interactive, the greater the participants’ involvement with the content. Moreover, the best way to train is to simulate and identify scenarios for decision making, recreating situations, and strategies for learning. The Serious Games for training have this purpose. A Serious Game for training can be refined with a game narrative, a methodology centered on group experience defining problems and giving solutions through the game story. The challenge is how to diversify a unique narrative according to the individual player’s experience. The present study aims to answer, using Design Science Research, whether a personalized narrative can improve the design of serious games for training. The specific goal is to design, develop and evaluate an artifact based on Design Thinking to design a personalized narrative method for Serious Games.
- Improving software quality using design thinking with scrumPublication . Rosal, Tatianna; Silva, Miguel Mira daO objetivo desta dissertação é associar o Design Thinking com o Scrum para a melhoria da qualidade do software. As metodologias associadas colaboram para aumentar a velocidade dos backlogs ao cliente-utilizador na fase inicial de um projeto de desenvolvimento de software. A metodologia de pesquisa é o estudo de caso por meio de entrevistas e inquéritos com profissionais de TI, e a apresentação prática de um único estudo de caso. A recolha de dados quali-quantitativa por inquérito foi feita a profissionais no LinkedIn e a um grupo intitulado “Mulheres de Produto” do Slack. O estudo apresenta como resultado variados métodos e ferramentas complementares ao Design Thinking e ao Scrum para prevenir problemas de software. Foi revelado que times multidisciplinares tendem a adaptar-se de forma ágil e criativa devido à combinação do Design Thinking com o Scrum sempre com a participação do utilizador. De acordo com o público-alvo desta investigação, o valor percebido pelos utilizadores é satisfatório quando observadas as necessidades destes por meio da conjugação das entrevistas, da validação do MVP (Minimum Viable Product) e das sprints backlogs completadas. As implicações diretas deste estudo são a comunicação eficiente e a capacidade analítica do time, a participação do utilizador, a entrega contínua, e o desenvolvimento de software com uma proposição de valor intrínseco. A limitação está no fato de o público-alvo ser de profissionais brasileiros, exclusivamente, e pelo fato de apresentarmos um único estudo de caso.