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- A personalized narrative method to improve serious gamesPublication . Rosal, Tatianna; São Mamede, Henrique; Silva, Miguel Mira daSerious Games apply game strategies to a training environment to encourage participants to make decisions and face challenges - the more interactive, the greater the participants’ involvement with the content. Moreover, the best way to train is to simulate and identify scenarios for decision making, recreating situations, and strategies for learning. The Serious Games for training have this purpose. A Serious Game for training can be refined with a game narrative, a methodology centered on group experience defining problems and giving solutions through the game story. The challenge is how to diversify a unique narrative according to the individual player’s experience. The present study aims to answer, using Design Science Research, whether a personalized narrative can improve the design of serious games for training. The specific goal is to design, develop and evaluate an artifact based on Design Thinking to design a personalized narrative method for Serious Games.
- Reabertura escolar em tempo de COVID-19: práticas inclusivas em escolas no Barlavento AlgarvioPublication . Alves, Ana Rita Gomes Cardoso; Moreira, DarlindaUm dos maiores desafios do ensino, hoje, nas escolas portuguesas prende-se com a universalidade do mesmo. Educar todos, é, ao mesmo tempo, o estímulo e a dificuldade. O processo de ensino implica responder a necessidades, objetivos e personalidades díspares que encetam variados perfis de funcionalidade, pelo que urge adequar o ensino à individualidade. Desta forma, a educação inclusiva afigura-se como um desígnio para solver este desiderato na medida em que não categoriza alunos antes pelo contrário, pretende dar enquadramento a todos, possibilitando aprendizagens significativas e valorizando as potencialidades individuais. Se em condições regulares, o processo de ensino e aprendizagem se envolve de tamanha complexidade, no contexto de um confinamento geral provocado por uma pandemia global, em que as escolas deixaram de poder cumprir plenamente com todos os seus propósitos, tornou a inclusão um desafio maior que obrigou as lideranças a mobilizar ferramentas, estratégias e recursos para minorar as assimetrias. Neste sentido, o presente estudo pretende contribuir para a manutenção e fortificação da educação inclusiva em situações de calamidade designadamente na atual crise pandémica e, em possíveis, crises futuras. Para o efeito, foi adotada uma metodologia qualitativa recorrendo-se à aplicação de entrevistas semiestruturadas a dois Diretores de Agrupamentos de Escolas de um concelho do Barlavento Algarvio e à análise documental sendo, posteriormente, utilizada a técnica de análise de conteúdo. Dos grandes ajustes realizados para continuar a cumprir com o processo educativo inclusivo, resultou que, apesar das limitações com que os Agrupamentos em estudo se depararam, foi dada continuidade ao processo, ainda que em moldes alternativos. É imperioso reforçar que, não apenas em situações como a originada pela pandemia por COVID-19, mas reiteradamente os processos educativos inclusivos devem ser constituídos por adaptação e readaptação, num contínuo evolutivo em que deverá ser atendida a diversidade e, simultaneamente, a individualidade.