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- Arquitetura de Computadores. Capítulo 6 - Interligação de registos e memóriasPublication . Coelho, José; Carvalho, GracindaVamos explorar os diferentes modos de conectar registos e memórias, para que possamos escolher facilmente qual registo ou endereço de memória queremos ler ou escrever. Veremos como usar multiplexadores e um barramento único para fazer essas conexões, e como construir um banco de registos. Também veremos como organizar uma grande quantidade de memória de forma eficiente.
- Arquitetura de Computadores. Capítulo 5 - Circuitos aritméticos: inteirosPublication . Coelho, José; Carvalho, GracindaNeste vídeo, estudaremos os princípios básicos da aritmética binária, que é a base para o processamento de dados em computadores digitais. Começaremos com os circuitos que realizam as operações de soma e subtração, usando números positivos e negativos representados em complemento de dois. Em seguida, veremos como construir circuitos que fazem as operações de multiplicação e divisão, que são mais complicadas e exigem mais recursos.
- Document retrieval for question answering : a quantitative evaluation of text preprocessingPublication . Carvalho, Gracinda; Matos, David Martins de; Rocio, VitorQuestion Answering (QA) has been an area of interest for researchers, in part motivated by the international QA evaluation forums, namely the Text REtrieval Conference (TREC), and more recently, the Cross Language Evaluation Forum (CLEF) through QA@CLEF, that since 2004 includes the Portuguese language. In these forums, a collection of written documents is provided, as well as a set of questions, which are to be answered by the participating systems. Each system is evaluated by its capacity to answer the questions, as a whole, and there are relatively few results published that focus on the performance of its different components and their influence on the overall system performance. That is the case of the Information Retrieval (IR) component, which is broadly used in QA systems. Our work concentrates on the different options of preprocessing Portuguese text before feeding it to the IR component, evaluating their impact on the IR performance in the specific context of QA, so that we can make a sustained choice of which options to choose. From this work we conclude the clear advantage of the basic preprocessing techniques: case folding and removal of punctuation marks. For the other techniques considered, stop word removal enhanced the performance of the IR system but that was not the case as far as Stemming and Lemmatization are concerned.
- Improving IdSay: a characterization of strengths and weaknesses in question answering systems for portuguesePublication . Carvalho, Gracinda; Matos, David Martins de; Rocio, VitorIdSay is a Question Answering system for Portuguese that participated at QA@CLEF 2008 with a baseline version (IdSayBL). Despite the encouraging results, there was still much room for improvement. The participation of six systems in the Portuguese task, with very good results either individually or in an hypothetical combination run, provided a valuable source of information. We made an analysis of all the answers submitted by all systems to identify their strengths and weaknesses. We used the conclusions of that analysis to guide our improvements, keeping in mind the two key characteristics we want for the system: efficiency in terms of response time and robustness to treat different types of data. As a result, an improved version of IdSay was developed, including as the most important enhancement the introduction of semantic information. We obtained significantly better results, from an accuracy in the first answer of 32.5% in IdSayBL to 50.5% in IdSay, without degradation of response time.
- Iniciação à internetPublication . Coelho, José; Carvalho, GracindaA Iniciação à Internet é um texto introdutório destinado a quem se inicie no mundo da Internet. O objectivo do texto é que o leitor consiga navegar na Internet, encontrar a informação que pretende através das diversas formas disponíveis, e consiga construir conteúdo, publicá-lo e publicitá-lo, utilizando para tal os conhecimentos mínimos e rápidos. Não é dado ênfase a sites concretos, muito embora sejam sempre referenciados sites para as funcionalidades introduzidas.
- Raciocínio e Representação do Conhecimento: 5A – AprendizagemPublication . Carvalho, Gracinda; Coelho, JoséApresentamos uma introdução à aprendizagem, e o método das árvores de decisão. Abordamos a forma como avaliar a aprendizagem.
- Experiências de ensino da arquitetura de computadores a distância na Universidade AbertaPublication . Carvalho, Gracinda; Sousa, Carlos; Coelho, JoséArquitetura de Computadores (AC) é uma unidade curricular pertencente à Licenciatura em Informática (LI) da Universidade Aberta (UAb) na qual os estudantes aprendem os fundamentos do funcionamento do computador. Apresentamos neste capítulo diversos tipos de atividades letivas implementados, e cruza-se informação estatística com resultados de inquéritos, com vista à identificação dos tipos de atividades mais relevantes para o ensino online. Sendo esta unidade curricular muito prática, a utilização de simuladores permite evitar a necessidade de laboratórios físicos, sendo esta uma das questões estudadas. Terminamos o capítulo concluindo que é aconselhável a utilização de fórum central, testes de correção automática, arquivo de atividades de avaliação e divisão dos trabalhos de avaliação por alíneas. Regista-se com menor impacto a disponibilização de exercícios não resolvidos
- Essencial do WindowsPublication . Coelho, José; Carvalho, GracindaO Essencial do Windows é um texto introdutório ao Sistema Operativo Microsoft Windows. Abordam-se os temas essenciais a um utilizador que se inicia nos computadores, o qual deve aplicar no seu próprio computador os conhecimentos que for aprendendo, principalmente se o tema lhe é novo. Por serem essenciais os conceitos introduzidos não são dependentes da versão do sistema operativo, sendo exemplificados simultaneamente no Windows XP (versão inglesa) e no Windows 7 (versão portuguesa).
- Raciocínio e Representação do Conhecimento: Apresentação da Unidade CurricularPublication . Carvalho, Gracinda; Coelho, JoséApresentamos a unidade curricular de Raciocínio e Representação do Conhecimento da Universidade Aberta. A unidade curricular centra-se nos aspetos da Inteligência Artificial relacionados com a representação do conhecimento, raciocínio com incerteza e aprendizagem. Mostramos uma visão geral da matéria, metodologia, avaliação e recursos disponíveis.
- Arquitetura de Computadores. Capítulo 4 - Utilização de módulos combinatóriosPublication . Coelho, José; Carvalho, GracindaVamos explicar como usar os módulos combinatórios que vimos no módulo anterior, como os descodificadores e os multiplexadores, para implementar funções lógicas. Um caso prático é a conversão de BCD para um display de 7 segmentos, que é usado em muitos dispositivos eletrônicos. Também vamos apresentar os circuitos iterativos, que são circuitos que usam realimentação. Um exemplo de circuito iterativo é o comparador iterativo, que pode verificar se dois números são iguais, maiores ou menores.