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  • Acessibilidade digital na Wikipédia: análise de práticas da comunidade lusófona
    Publication . Castrelas, Magda; Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    As questões da acessibilidade, e em particular a acessibilidade na web, têm vindo a assumir ao longo do tempo uma cada vez maior relevância, por constituírem uma prerrogativa associada ao direito de todos, incluindo das pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente no acesso à internet. Neste sentido, e considerando em particular a acessibilidade digital como um dos aspetos essenciais que importa assegurar, para garantir uma Educação de Qualidade, numa clara alusão ao 4.º Objetivo de Desenvolvimento Sustável da Agenda 2030 das Nações Unidas, pretendemos compreender este fenómeno num dos sites com um vasto número de acessos a nível mundial, a Wikipédia. Mais especificamente, definimos como finalidade identificar e analisar práticas de acessibilidade na Wikipédia Lusófona. Para o efeito, num primeiro momento, traçamos um breve estado da arte em torno do conceito de acessibilidade, e da sua componente digital; posteriormente, apresentamos sucintamente a referida enciclopédia online, no universo Wikimedia e a forma como interage com a Rede Académica Internacional WEIWER®, em que se inscreve a nossa análise, que depois apresentamos, a partir do teste que efetuamos a um dos seus artigos destacados, com recurso ao software accessMonitor (versão 2.1). Por último, são discutidos os resultados devolvidos no relatório de práticas de acessibilidade web testadas. Concluímos, a partir das evidências recolhidas, que embora a comunidade de wikipedistas, que voluntariamente desenvolve aquele projeto global, assuma a preocupação em garantir a respetiva acessibilidade digital, há ainda diversos aspetos a melhor, para que tal acessibilidade possa ser plena.
  • WEB accessibility practices within the Portuguese Wikipedia
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Castrelas, Magda; Pestana, Filomena
    Issues related to accessibility, especially concerning web accessibility, have gained increasing significance over time. They represent a fundamental aspect tied to the rights of all individuals, including those with disabilities, particularly in their ability to access the internet. In light of this, and with a specific focus on digital accessibility as a crucial factor for ensuring Quality Education, aligning with the 4th Sustainable Development Goal of the United Nations 2030 Agenda, our objective is to comprehend this phenomenon within one of the most widely accessed websites globally, namely Wikipedia. Our aim is to identify and scrutinize accessibility practices within the Portuguese Wikipedia. To achieve this, we initially provide a brief overview of the concept of accessibility, emphasizing its digital dimension. Subsequently, we present a concise introduction to the online encyclopedia, situated within the Wikimedia universe, and its interaction with the WEIWER® International Academic Network, which encompasses our analysis. This analysis is based on tests conducted on a prominent Wikipedia article, utilizing AccessMonitor software (version 2.1). In conclusion, we examine the results derived from the web accessibility practices report for the tested website. Our findings suggest that while the Wikipedia community, resulting from voluntary contributors to this global initiative, is attentive to ensuring digital accessibility, there remain various aspects that require improvement for comprehensive accessibility attainment.
  • As tecnologias educacionais em rede à luz dos quatro pilares da educação: uma utopia global?
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Castrelas, Magda
    As Tecnologias Educacionais em Rede assumem na atualidade, por via do fenómeno da Globalização e da crise pandémica, uma relevância ímpar. Importa também destacar que estas tecnologias se assumem como elementos incontornáveis nos processos de ensino e aprendizagem, sobretudo como forma de os complementar, seja em regime totalmente virtual, a distância, seja em modalidade mista, ou híbrida. De facto, os ambientes virtuais de aprendizagem são hoje uma realidade presente em todos os níveis de ensino. Assim, neste capítulo, refletimos sobre o papel de tais tecnologias e ambientes, no campo educativo em geral, e, em particular, no contexto dos quatro pilares da Educação. Para o efeito, convocamos três relatórios da UNESCO – o Relatório Faure, o Relatório Delors e o Relatório Repensar a Educação –, que revisitamos, a par do conceito de utopia, centrando a nossa reflexão na Wikipédia, uma enciclopédia digital online, editada em contextos políticos e socioeconómicos diversos, na plataforma MediaWiki, de forma colaborativa. Tal reflexão, fundamentada nos nossos referenciais teóricos e nas nossas práticas, em diferentes cenários educacionais e de formação, permitem-nos continuar a defender a integração curricular da Wikipédia enquanto contributo para os desafios contemporâneos, agravados pela COVID-19, especialmente os desafios da educação num mundo globalizado e baseada numa utopia.