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- Linguagem e poder nas mídias brasileira e portuguesaPublication . Seara, Isabel; Santos, Leonor Werneck dosEste estudo propõe ampliar a discussão teórica sobre referenciação, analisando artigos de opinião que tratam de temas associados à violência, publicados na mídia em Portugal e no Brasil. Na perspetiva teórica, serão discutidos tópicos referentes à correferencialidade e à inferencialidade necessárias para a identificação dos objetos de discurso, seguindo o aporte teórico da Linguística de Texto e de outras pesquisas com viés textual-discursivo, como Fonseca (1992), Fuchs (1992), Apotheloz e Reichler-Béguelin (1995), Koch e Marcuschi (1998), Mondada e Dubois (2003), Cornish (2011) Maalej (2011), Pecorari (2015), Cabral e Santos (2016), entre outros. Convocamos igualmente alguns pressupostos sobre argumentação, alicerçando a reflexão nos estudos de Ducrot (1988), Charaudeau (2008) e Amossy (2008, 2009). Nosso propósito é descrever o comportamento das anáforas como marcadores axiológicos da condução argumentativa dos textos com temática política, polarizando a complexa rede de poder. Pretendemos, portanto, colaborar nos estudos de interface entre referenciação e gênero textual, especificamente em se tratando de gêneros textuais aos quais os leitores têm fácil acesso via Web, demonstrando como anáfora e dêixis podem ajudar a marcar ideologicamente o texto.
- MOOC in Portuguese language teaching: a research project Portugal-BrazilPublication . Seara, Isabel; Santos, Leonor Werneck dosThis research proposes a theoretical-practical reflection on the aspects to be considered in the elaboration of a MOOC, destined to undergraduate and graduate students in Humanities and Linguistics. It is true that ICTs can promote more access to information and curriculum flexibility, favoring the dissemination of research and inclusion. However this practice is not very common in Brazil and in Portugal and it is still less common to take part in a MOOC. That's why we decided to create a MOOC about referencing processes, in Universidade Abertas's platform. This course is destined to undergraduate and graduate students in Humanities and Linguistics, and it is writen in Portuguese. We aim to collaborate creating a digital educacional content in these countries, and, as most of the students are also teachers, we aim to help them understand the importance of ICT in education.
- Argumentação e impolidez: o post nas instâncias da interaçãoPublication . Albuquerque, Rodrigo; Seara, Isabel; Santos, Leonor Werneck dos; Mattedi Tomazi, MichelineA partir da convergência teórica dos estudos de (im)polidez e de argumentação, este artigo busca analisar estratégias linguístico-discursivas (im)polidas que subjazem aos posicionamentos dos leitores que opinam, no Facebook, sobre a notícia “Moradores de rua se casam em avenida de BH”. Para a construção da base teórica, convocam-se trabalhos afiliados aos estudos da (im)polidez (LAKOFF, 1973; LEECH, 1983; BROWN; LEVINSON, 1987; CULPEPER, 1996) e da argumentação (ROULET, 1989; AMOSSY, 2000; 2009; 2017; RODRIGUES, 2011). Sob a orientação de um paradigma qualitativo, foram analisados 22 comentários referentes à referida notícia, veiculada em 2019 no Facebook do Portal G1. Como resultados, percebeu-se, no corpus, que as interlocuções foram permeadas por diversas estratégias linguístico-discursivas que visavam a ridicularizar o casamento coletivo realizado em Belo Horizonte (BH), revelando um discurso marcadamente agressivo e impolido.