Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • PLEaDON. Educar pelo digital: agir pela inclusão: nós e laços com Angola
    Publication . Silva, Sofia Malheiro da
    O Projeto de Literacia em Educação a Distância, modalidade Online, com foco na Educação Inclusiva Digital (PLEaDOn) nasceu em Portugal, em fevereiro de 2022, sobre a mentoria de uma investigadora do LE@D – Universidade Aberta e inclui, ao momento da apresentação desta comunicação, uma equipa já sólida e bem constituída, com cerca de 40 participantes, todos eles com perfis de performance profissional e académica na área das Ciências da Educação, espalhados geograficamente pelas 18 províncias de Angola. O PLEaDOn é um projeto amplo e previsto para várias fases, sendo que o primeiro momento se caracteriza por um Programa de Formação de Professores de Educação Especial, com foco nas Políticas Nacionais de Educação Inclusiva, ministrado em regime de educação a distância, modalidade síncrona e assíncrona, ministrando diferentes módulos de formação que capacitem os respetivos professores no âmbito do desenvolvimento das suas competências científicas, pedagógicas e tecnológicas de cariz INCLUSIVO, sendo aglutinador e impulsionador das práticas de formação presencial já ministradas pelo governo do país.
  • 12 histórias educacionais. Ser diferente na diversidade: práticas pedagógicas em contextos pouco visíveis
    Publication . Francisco, Manuela; Tomás, Cecília; Silva, Sofia Malheiro da
    Este livro surge no âmbito do projeto de investigação Hela.H.Eduki, (Referência PTIN/UID4372-LE@D/012022) que visa o levantamento e análise fenomenológica de práticas pedagógicas em contextos educacionais pouco visíveis. Este projeto financiado pelo Laboratório de Ensino a Distância e e-Learning (LE@D) da Universidade Aberta, iniciou em 2022, com um levantamento bibliográfico e documental de práticas pedagógicas diferenciadas, existentes em Portugal, disponibilizadas em formato digital na web. Os resultados desta pesquisa evidenciam a escassez de recursos e guias de apoio para professores, formadores e educadores, bem como a falta de acessibilidade ou baixo nível de conformidade com as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web e digital. Esta lacuna serviu de mote para criar este livro, em diferentes formatos, procurando ser útil ao maior número de pessoas e tecnologias de apoio.