Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Aspectos semânticos e pragmáticos da co-construção de identidades discursivas em narrativas de experiência de vida produzidas por participantes de emissões nocturnas de rádioPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus oral constituído por interacções verbais presentes em cinco programas de rádio portugueses, realizados em período nocturno, analisaremos a organização e o funcionamento das narrativas de experiência de vida que ocorrem no discurso interactivo oral, destacando os aspectos semânticos e pragmáticos que permitem a co-construção do sentido e das identidades discursivas presentes no discurso em análise.
- "Se à sua imagem corresponder a beleza da sua voz, é fácil imaginar a razão pela qual não nos dá o sono nestas duas horas» (ouvinte do programa ‘Boa Noite’) : a co-construção do sentido em programas de rádio nocturnosPublication . Almeida, Carla Aurélia deA análise semântica e pragmática dos rituais verbais e das práticas discursivas presentes em interacções conversacionais nocturnas na rádio (“radio phone-in programmes”) revela a realização de actos de discurso que fazem parte de rituais de cortesia fundamentais para “a acomodação intersubjectiva” entre as faces dos participantes: os actos de elogio que co-ocorrem com os actos de votos e os cumprimentos permitem a intercompreensão e a construção conjunta de um jogo interaccional lúdico, de tom humorístico, construído pelos interactantes que assumem posições discursivas ou lugares interaccionais específicos destes espaços de ritualização.
- Rituais verbais, envolvimento conversacional e ordem interaccional: a construção de trocas discursivas em programas de rádioPublication . Almeida, Carla Aurélia deA teorização de Erving Goffman sobre o «envolvimento conjunto» dos interactantes numa situação de interacção específica, destacando a ritualização das práticas discursivas em contexto com base no trabalho de «figuração», permite a análise da construção de uma ordem interaccional específica de cada discurso e a emergência dos estudos que perspectivam o discurso em interacção. Tomando por referência o conjunto das problemáticas linguísticas que integram o campo da Sociolinguística Interaccional, este texto procede à análise de um corpus oral constituído por cinco programas de rádio portugueses realizados em período nocturno, com um formato de emissão em antena aberta configurado em torno de telefonemas de ouvintes que, regularmente, se encontram neste espaço interaccional. A partir da análise dos rituais verbais que ocorrem nestes programas, procedemos ao levantamento dos padrões de organização sequencial nos momentos principais das interações e analisaremos a selecção, operada pelos interlocutores, das estratégias comunicativas mais conformes ao discurso institucional de rádio. Verificaremos que, nestes contextos interactivos, os interactantes accionam convenções sociais, regras de procedimento discursivo, dispositivos conversacionais e estratégias discursivas de cortesia positiva e negativa que denotam um forte envolvimento conversacional e organizam o fluxo temático das interacções. Fazendo parte de um dispositivo conversacional de construção do consenso, de credibilização e de gestão das intervenções polémicas, estas estratégias discursivas permitem a manutenção da ordem interaccional das trocasdiscursivas na rádio.
- Funcionamento do ato de asserção em interações verbais na rádio: estratégias discursivas de consensoPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus de interações verbais presentes em cinco programas de rádio portugueses constituídos por telefonemas de ouvintes que entram diariamente em antena, em período noturno, para dialogar com o locutor de rádio, procedemos à análise da relação entre discurso e media e consideramos os direitos e deveres que o ato de asserção envolve, tendo como enfoque o valor performativo de todos os atos de discurso que visam modificar o alocutário nos seus estados epistémicos, emocionais e comportamentais. Analisamos o ato de asserção no seio da teorização dos atos de discurso de Austin, Searle e Grice, perspetivando este ato tendo em conta a análise que P. Attal faz, na linha dos estudos de Ducrot. Promovendo uma análise do uso estratégico do ato de asserção no quadro de uma retórica do consenso, analisa-se o funcionamento de topoï em asserções, demonstra-se o valor argumentativo de enunciados proverbiais, de aforismos e de sequências tautológicas nas interações verbais na rádio e descreve-se a ocorrência de mitigadores do valor de verdade expresso no conteúdo proposicional dos atos de asserção. Estes são aspetos que contribuem para a manutenção da ordem interacional das emissões de rádio e que ajudam ao estabelecimento do consenso e do envolvimento conversacional.
- Processos de figuração e manutenção da ordem interaccional: estratégias de mitigação no quadro do sistema de delicadeza desenvolvido pelos participantes de programas de rádios específicosPublication . Almeida, Carla Aurélia deTaking as reference an oral corpus consisting of verbal interactions presented in Portuguese radio phone-in programmes, we proceed to the identification of the sequential dimensions of illocutionary acts and we study the selection, made by the participants, of the discourse strategies of politeness that avoid the threat of a Face Threatening Act (FTA) and reinforce a Face Flattering Act (FFA): opening pre-greetings or “getting closer strategies”; humorous strategies to build a discursive identity; praise and wishes; the anti-orientating role of laughter; justifications (accounts) and polite requests for permission; repairing exchanges (apologies); “softeners”, pre-sequences (preliminaries), “mitigation comments” and “repairing exchanges”.
- “(…) é um rapaz cheio de sorte, digo-lhe já (risos)”: o humor como estratégia discursiva de mitigação do conflito (potencial) em interacções verbais na rádio”Publication . Almeida, Carla Aurélia deTaking as reference an oral corpus consisting of verbal interactions presented in Portuguese radio phone-in programmes, we proceed to the identification of the sequential dimensions of illocutionary acts and we study the selection, made by the participants, of the discourse strategies of humour which have laughs as a conversational resource for mitigation of potential conflict in interaction. We will analyze participant’s production of figures of enunciative distance like irony and humour in specific interaction sequences and we will verify the way these conversational devices contribute to the maintenance of the interactional order.
- Rituais verbais, poder e identidades discursivas: estratégias discursivas de consolidação da relação interlocutiva em programas de rádioPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus de interações verbais presentes em programas de rádio portugueses constituídos por telefonemas de ouvintes que entram diariamente em antena, em período noturno, para dialogar com o locutor de rádio, procedemos à análise dos rituais verbais que contribuem para a manutenção da relação de poder institucional que se estabelece entre os interactantes do discurso na rádio. O presente texto considera as dimensões sequenciais e interativas dos atos de discurso, analisando as estratégias discursivas realizadas pelos locutores de rádio e pelos ouvintes que entram na emissão e que têm como objetivo não só o equilíbrio interacional com a salvaguarda da face, mas também a persuasão. Regularmente nestes contextos institucionais, os ouvintes realizam produções discursivas com um dispositivo conversacional específico do oral e com fenómenos linguísticos que revelam o envolvimento conversacional dos participantes na interação: hesitações, sobreposições da fala, repetições, diminutivos, intensificadores do discurso e narrativas de experiência de vida. Os locutores de rádio fazem a gestão do fluxo de progressão temática estabelecendo e zelando pela manutenção da coerência através da realização de intervenções de continuidade e da produção de sequências de pergunta-resposta. Estes são aspetos que contribuem para a manutenção da ordem interacional das emissões de rádio em análise e para a consolidação da relação interlocutiva.