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  • Plano estratégico 2019-2023: por uma Universidade Aberta ao mundo, inovadora e sustentável
    Publication . Oliveira, Carla Padrel de
    O Plano Estratégico acompanha o programa de candidatura da Reitora eleita e estabelece as linhas estratégicas orientadoras da governação da Universidade Aberta, no quadriénio 2019 a 2023. Inesperadamente, Portugal, à semelhança do resto do mundo, viu-se perante o cenário de pandemia COVID-19, cujo impacto gerou uma crise generalizada em todos os setores da vida quotidiana, nomeadamente no sistema educativo. Assim, a continuidade das atividades de ensino de matriz presencial foi assegurada após a rápida adoção de soluções tecnológicas que permitiram um ensino à distância. Estas soluções, válidas num contexto emergencial, nada têm a ver com o ensino a distância praticado há mais de 30 anos na Universidade Aberta. As exigências que na atual conjuntura impendem sobre a Universidade Aberta, como universidade pública portuguesa de ensino a distância, são elevadas, pelo que esta precisa de ser capaz de se transformar e fortalecer internamente e de estabelecer relações adequadas quer com a tutela e outros setores da governação, quer com instituições e pessoas que prosseguem objetivos convergentes, tanto no campo do ensino a distância como no campo da promoção da língua, cultura e interesses de Portugal no mundo. Sendo o ensino a distância um desafio político, social e, essencialmente, pedagógico, o presente plano estratégico, procura definir, com visão e rigor, as prioridades, linhas de intervenção e ações para o futuro, apostando na flexibilidade da oferta formal, na transversalidade das diferentes áreas científicas e no desenvolvimento de formações não formais, num contexto de aprendizagem ao longo da vida. Enquanto universidade pública com uma missão diferenciada no sistema de ensino superior português, os objetivos e ações deste plano visam um governo socialmente responsável que se deve traduzir num aumento da eficiência de todos os colaboradores – docentes e não docentes – e da eficácia geral da instituição. A política de desenvolvimento que propomos destina-se a criar dinâmicas que envolvam toda a comunidade académica, incentivando a criatividade e fomentando a participação de todos no cumprimento da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nas dimensões de inclusão, responsabilidade ética, acesso aberto, educação científica e comprometimento da cidadania.
  • E-Sustainability 2020: atas do Seminário Doutoral | Universidade Aberta (Portugal) | Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (Brasil)
    Publication . Oliveira, Carla Padrel de; Sayago, Dóris; Trindade, Jorge; Caeiro, Sandra; Jacquinet, Marc
    A presente obra reúne os contributos em forma de artigo resumido dos participantes no Seminário Doutoral Anual do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, da Universidade Aberta de Portugal. Nesta publicação podem ser encontrados temas de economia, governança, ambiente, cidadania, responsabilidade social, cultura e educação associados ao desenvolvimento sustentável. Os resultados apresentados estão associados aos desenvolvimentos mais recentes da investigação em dois doutoramentos: Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, da Universidade Aberta; Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento sustentável da Universidade de Brasília.
  • Projeto UNESP, UAb e CAPES: formação de mediadores pedagógicos digitais para a educação a distância
    Publication . Oliveira, Carla Padrel de; Lenuzza, Carlos; Schlünzen Junior, Klaus
    Este trabalho é fruto do protocolo e parceira realizados entre a Universidade Aberta, Portugal, a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP e a CAPES do Brasil. Como resultado dessa parceria, várias colaborações estão ocorrendo entre as instituições e, dessa forma, o fortalecimento dos laços de internacionalização no âmbito da Lusofonia e na área da Educação a Distância. A presente publicação reúne um conjunto de reflexões originárias da proposta didático-pedagógica originária da experiência das instituições mencionadas para a formação de mediadores pedagógicos digitais na educação a distância e a sua concretização mediante a construção, implementação e avaliação de um curso de tutores para o sistema da educação a distância brasileiro.
  • International scientific cooperation in public health: a performance measurement framework based on the “Syphilis No!” Project in Brazil
    Publication . Lima, Thaisa Gois Farias de Moura Santos; Coutinho, Karilany Dantas; Batista, Natalia Araújo do Nascimento; Galvão, Ruana Evangelista; Araújo, Bruna Fernandes de; Martins, Iasmin Moreira Alves; Alves, Luca Pareja Credidio Freire; Romão, Manoel H.; Lacerda, Juciano de Sousa; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Dias, Aline de Pinho; Cunha, Priscila Sanara da; Oliveira, Aliete Cunha; Cordeiro, António Manuel Rochette; Muñoz Gallego, Almudena; Ramos, Natália; Oliveira, Carla Padrel de; Campos, Rodrigo Pires de; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Mihajlo
    In this article, we aim to propose indicators to evaluate the performance of international scientific cooperation in public health, based on the operation experience in Brazil’s “Syphilis No!” Project. This is an action research project, based upon Kaplan and Norton’s Balanced Scorecard Method, developed in five stages: (i) Reorganization of the indicators, (ii) validation of the new indicators, (iii) construction of the dimensions of the indicators, (iv) data collection for the indicators, (v) development of the framework for the “Syphilis No!” Project. The metrics and 34 indicators are presented and grouped into four dimensions: technical-scientific, investment, products, and impact. The cooperation that emerged from the project has built an international research network that has the potential to transcend syphilis research. The framework demonstrated that international scientific cooperations, focused on research and product development, have contributed to the promotion of public health policies and have enabled the exchange of knowledge, techniques, experiences, and technologies, fundamental to the international scientific cooperation of Brazilian universities. This contribution will have implications for studies in the field of international relations in health and education.