Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Estética têxtil pós-digital: uma reflexão crítica do processo de re-materialização digital de artefactosPublication . Marcos, Adérito; Pereira, SelmaA perspetiva pós-digital da contemporaneidade caracteriza-se por duas linhas fundamentais de pensamento que se entre cruzam e se complementam, ao assumir, por um lado, a inevitabilidade da onipresença da tecnologia computacional digital em todos os aspetos da vida, ou seja, a sua ubiquidade concreta; e por outro lado, constatar a emergência de uma nova materialidade ou rematerialização nas práticas de criação digital na arte e cultura, onde os materiais físicos tangíveis assumem um papel equiparado ao digital enquanto o expandem e o reposicionam em uma estética que se reveste de características próprias diferenciadoras. Neste artigo apresentamos uma reflexão critica sobre processos de rematerialização digital de um conjunto de três artefactos de arte têxtil, procurando convocar para o efeito as teorias do pós-digital, enquanto se propõe e discute uma instanciação definidora de uma estética têxtil pós-digital.
- A transdisciplinaridade na média-arte digital enquanto processo de criação-investigaçãoPublication . Marcos, Adérito; Mucheroni, Marcos; Pereira, SelmaNeste artigo, realizamos uma análise crítica e discussão sustentada acerca dos traços de transdisciplinaridade presentes na média-arte digital tanto enquanto processo criativo como também de investigação. Na análise, contrapomos os princípios da transdisciplinaridade conforme expressos na Carta da Transdisciplinaridade de 1994 e ainda o pensamento contemporâneo definidor e problematizador de um conjunto de autores de referência, complementado com as características definidoras e empíricas da média-arte digital, dando-se especial ênfase ao ciclo de criação-investigação que lhe está subjacente. Este ciclo é central na média-arte digital, um movimento artístico que se deixa instanciar por meio de artefatos, instalações e performances artísticas que são parte integrante e indissociável da nossa contemporaneidade digital.
- Audiovisual storytelling on social networks: a digital media-art film artefact for socio-cultural interventionPublication . Pereira, Selma; Ferreira, Ricardo Alexino; Marcos, AdéritoO conceito de identidade narrativa como construção psicológica mostra-nos o papel da narrativa biográfica na criação e reformulação da identidade do eu. A narrativa é um elemento fundamental para o acesso ao conhecimento e à construção da identidade. O exercício da narração implica uma construção com, e em resposta, às outras pessoas numa relação dialógica, que potencia a consciência e a identidade visual e coletiva. Estas narrativas digitais individuais podem ser instrumentos coletivos/comunitários potenciadores de identificação etnicocultural e sociocultural. Neste artigo os autores apresentam uma reflexão em que abordam o estudo das narrativas audiovisuais, com especial foco nas narrativas publicadas/partilhadas nas redes sociais, trazendo para discussão a análise da sua natureza fílmica, de média-arte digital e a ainda a sua dimensão intervencionista sociocultural.