Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • A utilização da plataforma MOODLE na escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
    Publication . Santos, José Rui
    Numa altura em que já ninguém parece questionar a entrada do computador na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a sua utilização em contexto pedagógico, e se esta é, efetivamente, uma realidade. Inquestionável parece ser também a importância que os recursos tecnológicos, cada vez mais presentes no panorama escolar, como é o caso da plataforma Moodle, adquiriram no quotidiano da escola, bem como as vantagens do seu uso na educação em geral e nas práticas letivas em particular. Conhecer a forma como é utilizada a plataforma Moodle, numa escola básica com 2.º e 3.º ciclos e como são aplicadas as tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas foram o mote da investigação realizada em 2009/2010, da qual emerge este artigo. Neste estudo de caso em que o processo de recolha de dados incluiu inquéritos por questionário, entrevistas e observação de aulas, as principais conclusões prendem-se com a falta de formação dos professores na área das TIC e, consequentemente, com o pouco e inadequado proveito delas tirado em particular da plataforma Moodle.
  • Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente?
    Publication . Santos, José Rui; Gaspar, Ivone
    As tecnologias de informação e comunicação, qual alquimia da modernidade, estão presentes de forma indelével e transversal a toda atividade humana, estranho seria pois que não estivessem na escola. A legislação portuguesa impõe aos educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário formação contínua cíclica como condição para progressão na carreira. Tal imposição, aliada à necessidade de formação em TIC, em particular sobre a plataforma Moodle, disponibilizada na quase totalidade das escolas portuguesas, e sentida pelos professores, faz com que proliferem as ações de formação sobre essa plataforma. Neste artigo, retratam-se os efeitos práticos de uma dessas ações, a partir da análise de dados recolhidos através de inquérito por questionário, onde as principais conclusões são a pouco significante relevância que os professores atribuem ao uso da Moodle enquanto plataforma de gestão de aprendizagem e que, com ou sem formação específica, a maioria apenas a usa para aceder à informação emanada das lideranças de topo e intermédias das escolas.
  • O que fazem com as TIC as lideranças da escola pública portuguesa?
    Publication . Santos, José Rui
    At the end of this second decade of the 21st century, more than questioning the entry of information and communication technologies (ICTs) in schools, we question how should schools appropriate and use them. Within this scope school leaderships play an especially relevant role, since the way the school appropriates and takes better advantage of them strongly depends on the way leaderships deal with ICTs, the importance they give to them and the boost and guidance they provide for their use. This article derives from a multiple case study, in the non-higher education, with mixed, mainly qualitative and descriptive, methodology, aiming at studying what is the type of appropriation of ICTs by Portuguese public-school leaderships. The main sources for data collection were mixed questionnaires and semi-structured interviews, and, also, documentary analysis of institutional documents of the study cases. The analysis and interpretation of the data extracted from these documents were carried out through documentary analysis techniques. The analysis and interpretation of the data collected with the questionnaires (statistical analysis) was carried out with the software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), and the analysis and interpretation of the interviews’ data through the content analysis technique. Two conclusions stand out from the study, which even if they might be internal to the study cases, they may be observed in the majority of the non-grouped schools/school groups in Portugal: the level of appropriation and exploitation of the ICTs potential depends much more on the action of leaderships than on political impositions, or education policies, and the pressure for their use exercised by local education communities; technological and digital tools exist and are ever more accessible and user-friendly, using them and taking the best advantage out of them depends, mainly, from whether or not the school leaderships are technological leaderships.
  • TIC nas escolas portuguesas: contributos das lideranças
    Publication . Santos, José Rui; Gaspar, Ivone
    Neste dealbar de século já não se questiona a presença das tecnologias de informação e comunicação na escola mas sim a forma como são utilizadas, em particular na sala de aula, para o ensino-aprendizagem. Emanando de uma investigação de doutoramento, de metodologia de natureza mista, predominantemente qualitativa, em curso na Universidade Aberta de Portugal, cujo objeto central reside na procura de respostas sobre a forma como as lideranças de dois agrupamentos de escolas, sediados em concelhos com características sociais e económicas distintas, situados em diferentes regiões de Portugal, e também diferentes quer nas dimensões físicas quer no corpo docente, se apropriam das TIC e no modo como contaminam os docentes dos agrupamentos de escolas que lideram para a sua utilização, este é um artigo, sobretudo, de natureza empírica, que apresenta alguns resultados preliminares e parciais obtidos através de um dos instrumentos utilizados na investigação – o questionário. Desses resultados ressaltam, como principais conclusões, o facto de que os docentes consideram pouco influente o impulso dado pelas lideranças à utilização das TIC e que, na escola pública portuguesa, continua a ser, ainda, algo difícil a penetração das TIC na sala de aula e a sua utilização para o ensino-aprendizagem.
  • How do the leaderships of the portuguese public school appropriate ICTs?
    Publication . Santos, José Rui; Gaspar, Ivone
    After the long period of abstinence from information and communication technologies by Portuguese teachers, and a multitude of academic debates on the interest of their use at, and for the school, it finally seems possible to target attention exclusively on the way they are, or could be, used in schools. This article derives from a multiple case study in the non-higher education, with mixed, mainly qualitative and descriptive, methodology, aiming at studying what is the type of appropriation of ITCs by Portuguese public-school leaderships. Two conclusions stand out from the study: resistance to the use of ICTs is still a reality in Portuguese public-school system; and there is no pattern of appropriation and exploration of the potential of ICTs and the digital resources that is common to schools’ leaderships.
  • A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
    Publication . Santos, José Rui
    Hoje, quando já não se questiona a sua entrada na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a utilização do computador em contexto pedagógico, e se esta é, efetivamente, uma realidade. As TIC podem assumir um papel importante na mudança das atitudes dos professores em especial no que se refere à substituição de atitudes pedagógicas centradas no ensino por atitudes pedagógicas centradas na aprendizagem. Mas será que, na prática, é isso que tem vindo a suceder ou a sua utilização em contexto pedagógico não passa de mera operação cosmética destinada a perpetuar velhos hábitos, mas sob uma capa nova? Como são aplicadas as tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e, em particular, como é utilizada a plataforma Moodle, numa escola básica com 2.º e 3.º ciclo? Foram estas as questões que estiveram na génese do estudo de caso, do qual resultou este artigo e cujas principais conclusões se prendem com a falta de formação dos professores na área das TIC e, consequentemente, com o pouco e inadequado proveito delas tirado em particular da plataforma Moodle.