Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • A gestão contextual do "Não-Lugar": geração e gestão de comunidades virtuais (de aprendizagem)
    Publication . Afonso, Ana Paula
    Este capítulo apresenta uma resenha sobre o paradigma comunitário da aprendizagem, à luz de três perspetivas complementares: abordagem desconstrutivista, abordagem [socio]construtivista e, a abordagem contextual. Em seguida enunciamos os pressupostos teóricos que traduzem a nossa leitura sobre a geração de comunidades virtuais (de aprendizagem). Concluimos com algumas orientações gerais para a geração e gestão de CVA contemplando, não apenas o contexto tecnológico, mas também os contextos pedagógico e relacional, resultantes da observação do fenómeno de gestão de comunidade de aprendizagem online.
  • Projeto eMentoria no ensino a distância: o caso da comunidade académica do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED), Universidade Aberta
    Publication . Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Ferret, Nathalie; Mendes, António Quintas; Miranda, Branca
    Este Projeto tem como contexto de intervenção a a Comunidade Académica (estudantes, ex-estudantes, professores) do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED), da Universidade Aberta e contempla/adapta a figura do patrono prevista no Modelo Pedagógico da UAb (2007). Enquadrando-se na problemática da integração do estudante numa instituição de ensino a distância, pretende-se: ❖ desenvolver dispositivos de apoio à integração do estudante de Ensino a distância nas comunidades dos cursos e do Departamento, através da relação com um e-Mentor; ❖ criar uma estrutura/rede de apoio aos e-Mentores; ❖ potenciar o desenvolvimento de um sentido de pertença às comunidade dos cursos; ❖ desenvolver um modelo de e-Mentoria para uma instituição de Ensino superior a distância.
  • e-Mentoring: challenges in the development of a model
    Publication . Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Ferret, Nathalie
    Initial and continuous support, such as mentoring (among peers), has been a strategy widely adopted by different distance higher education institutions, namely in the European context, in order to support new students in their academic integration, reduce isolation, facilitate collaboration and create a sense of belonging to a community; thus, this support is provided by students at more advanced levels of training. Not being a new practice, it has evolved over time, inspiring various interpretations of its action and implementation. Assuming to be a crucial factor for student success in the context of distance education institutions, this subsystem of student support emerges as a central aspect in social and cognitive presence (Garrison & Anderson, 2003) and in the creation of knowledge and ties in and on the community. It is in this sense that this presentation, based in a pilot e-mentoring project implemented in a department of an european Open University, framed in the paradigm of Virtual Learning Communities and within the framework of the Model of the Community of Inquiry (CoI), aims to present a set of assumptions for the construction of an e-mentoring model adapted to this teaching-learning modality and adapted to the students profile.