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- Os santos negros: reverberações históricas e da sua representação no cinema brasileiro como fator de promoção da espiritualidade negraPublication . Ferreira, Ricardo Alexino; Pereira, Selma; Marcos, Adérito; Luiz Prudente, Celso; Almeida, Rogério deNeste capítulo os autores visam contribuir para a discussão e pesquisa da importância histórica dos santos negros na Europa e no Brasil, e como as suas representações e construções no cinema brasileiro constituem fatores importantes da espiritualidade negra brasileira onde impera um forte sincretismo religioso de interseccionalidade com santos orixás, ligando a religiosidade ancestral africana e aquela da Igreja Católica.
- A narrativa pessoal audiovisual: instrumento de afirmação social e de diversidade cultural no contexto do desenvolvimento humano sustentávelPublication . Marcos, Adérito; Pereira, Selma; Ferreira, Ricardo AlexinoDe entre os milhões de pequenas narrativas pessoais audiovisuais criadas todos os dias com o clássico telefone portátil, um número crescente destas incide sobre aspectos da vida pessoal e da comunidade onde se inserem os seus intervenientes. Quando partilhadas em contexto e na rede global, estas pequenas histórias podem constituir-se como instrumentos ad hoc de afirmação pessoal, social, étnica e cultural - fragmentos fundamentais para a promoção e salvaguarda da diversidade cultural e das minorias. Neste capítulo apresentamos uma reflexão da importância da narrativa pessoal em vários contextos, dando especial ênfase à intervenção social e a promoção e salvaguarda da diversidade cultural à luz do desenvolvimento humano sustentável previsto na Declaração Universal sobre Diversidade Cultural da UNESCO.
- Audiovisual storytelling on social networks: a digital media-art film artefact for socio-cultural interventionPublication . Pereira, Selma; Ferreira, Ricardo Alexino; Marcos, AdéritoO conceito de identidade narrativa como construção psicológica mostra-nos o papel da narrativa biográfica na criação e reformulação da identidade do eu. A narrativa é um elemento fundamental para o acesso ao conhecimento e à construção da identidade. O exercício da narração implica uma construção com, e em resposta, às outras pessoas numa relação dialógica, que potencia a consciência e a identidade visual e coletiva. Estas narrativas digitais individuais podem ser instrumentos coletivos/comunitários potenciadores de identificação etnicocultural e sociocultural. Neste artigo os autores apresentam uma reflexão em que abordam o estudo das narrativas audiovisuais, com especial foco nas narrativas publicadas/partilhadas nas redes sociais, trazendo para discussão a análise da sua natureza fílmica, de média-arte digital e a ainda a sua dimensão intervencionista sociocultural.