Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Xavier, Lola Geraldes

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Literatura em mp3 para aprender uma língua estrangeira: estudo exploratório
    Publication . Castelo, Adelina; Xavier, Lola Geraldes; Yun, Liu
    Com o crescimento do recurso aos textos literários em formato de audiolivro digital e a sua cada vez maior acessibilidade (e.g. Bencomo, 2022), torna-se necessário refletir sobre o papel daquilo que poderíamos designar como “literatura em mp3” na aprendizagem de uma língua não materna: quer ao nível das suas potencialidades e desafios, quer ao nível dos seus usos efetivos pelos aprendentes e pelos professores. De facto, muitos estudos incluem reflexões e/ou sistematizações sobre as fortes vantagens destes recursos (e.g. Padberg-Schmitt, 2020) e alguns estudos empíricos comprovam tais benefícios em situações concretas (e.g. Ayunda, 2013, Hora, 2019; Tusmagambet, 2020). Contudo, ainda são muito pouco conhecidas as práticas reais de uso dos audiolivros literários por parte dos aprendentes de línguas não maternas. Assim, este estudo exploratório visa contribuir (i) para o conhecimento do uso da literatura em formato áudio como recurso de aprendizagem de uma língua estrangeira por parte dos aprendentes e (ii) para a reflexão sobre a sensibilização a realizar para que os aprendentes aproveitem melhor este recurso. Para isso, foi aplicado um questionário a 52 alunos chineses de licenciaturas no âmbito do português como língua estrangeira. Os principais resultados mostram como os formatos de leitura preferidos correspondem ao livro digital e ao livro impresso, havendo pouca experiência de recurso aos audiolivros digitais. Simultaneamente, os mesmos aprendentes têm consciência das vantagens destes instrumentos em termos de aprendizagem da língua estrangeira. A apresentação incluirá três partes principais: uma sistematização das vantagens dos audiolivros identificadas em trabalhos anteriores; a descrição detalhada dos resultados obtidos no questionário; as reflexões que os resultados suscitam quanto às necessidades de sensibilização dos aprendentes para o recurso aos audiolivros digitais como meio de aprendizagem e quanto à elaboração de questionários posteriores sobre o tema.
  • A pronúncia e a variação linguística em PLNM através da (audio)literatura
    Publication . Castelo, Adelina; Amorim, Clara; Xavier, Lola Geraldes
    Inúmeros estudos têm comprovado a relevância de ensinar explicitamente a pronúncia numa língua não materna, mais quanto à inteligibilidade e à compreensibilidade do que quanto ao sotaque, não só por razões comunicativas como também por motivos pessoais e sociais. Simultaneamente, tem-se vindo a destacar o caráter pluricêntrico da língua portuguesa e a necessidade de familiarizar os aprendentes com diferentes variedades da língua. Além disso, assiste-se a um crescente interesse pela utilização de textos literários na aula de língua não materna, com todas as vantagens que tais textos comportam, e a uma oferta e procura gradual de audiolivros (muitos deles de acesso gratuito). Partindo da combinação destes fatores, o presente trabalho visa exemplificar uma sequência didática que recorre a audiolivros literários para, simultaneamente, desenvolver a pronúncia dos contrastes [e]/[ɛ] e [o]/[ɔ] e sensibilizar os aprendentes para o carácter pluricêntrico do Português, observando as variedades nacionais do Português Europeu (PE) e do Português do Brasil (PB). Escolhemos este contraste por constituir um desafio considerável para aprendentes de PLNM com diferentes línguas maternas e por funcionar fonologicamente do mesmo modo nas duas variedades a considerar. Assim, como fundamentação para a construção da sequência didática, sistematizamos as propostas da literatura sobre (1) a importância do ensino explícito da pronúncia e as estratégias que este deve envolver, (2) a relevância do caráter pluricêntrico da língua portuguesa e formas de familiarizar os aprendentes com a variação linguística, (3) a importância da (áudio)literatura na aprendizagem de línguas e (4) as etapas recomendadas na utilização do texto literário e do audiolivro numa língua não materna. De seguida, apresentamos uma sequência didática baseada em dois poemas (um em PE e outro em PB) e duas passagens narrativas (uma em PE e outra em PB), destinada a aprendentes de nível intermédio que estejam a estudar a variedade europeia do Português. Terminamos com algumas sugestões de outros audiolivros literários recomendáveis para sequências didáticas com objetivos semelhantes e com reflexões sobre a necessidade de abordagens inovadoras, como o uso da (áudio)literatura, para enfrentar os desafios da educação linguística num mundo globalizado e promover não apenas a competência linguística, mas também a intercultural.
  • Audiolivros literários como recurso de aprendizagem de PLE: estudo exploratório com aprendentes chineses
    Publication . Castelo, Adelina; Xavier, Lola Geraldes; Yun, Liu
    Com o crescimento da acessibilidade aos textos literários em formato de audiolivro digital, torna-se necessário refletir sobre o papel destes na aprendizagem de uma língua estrangeira, em particular do Português. Existem já várias reflexões sobre as vantagens destes recursos e alguns estudos empíricos que comprovam os seus benefícios em situações concretas. Contudo, ainda são muito pouco conhecidas as práticas reais de uso dos audiolivros literários por parte dos aprendentes de línguas estrangeiras. Assim, este estudo, a partir de uma microrrealidade de ensinoaprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE), na China, visa contribuir (i) para o conhecimento do uso dos audiolivros literários como recurso de aprendizagem de PLE por parte dos aprendentes e (ii) para a reflexão sobre a sensibilização necessária de modo a que aprendentes e professores aproveitem melhor este recurso. Para isso, foi aplicado um questionário a 52 alunos chineses de PLE. Os principais resultados mostram como os formatos de leitura preferidos correspondem ao livro digital e ao livro impresso, havendo pouca experiência de recurso aos audiolivros digitais, apesar de os aprendentes terem consciência das vantagens destes instrumentos. As conclusões obtidas permitemnos refletir sobre as necessidades de sensibilização dos aprendentes para o recurso aos audiolivros digitais como meio de aprendizagem.