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- Hypermedia "www" for lifelong learningPublication . Carvalho, Ana Amélia; Dias, Paulo
- Hypermedia environment using a case-based approach to foster the acquisition of complex knowledgePublication . Carvalho, Ana Amélia; Dias, Paulo
- Aplicação da Teoria da Flexibilidade Cognitiva no desenvolvimento de produtos hipertextoPublication . Carvalho, Ana Amélia; Dias, Paulo
- A Teoria da Flexibilidade Cognitiva na formação a distância: um estudo na World Wide WebPublication . Carvalho, Ana Amélia; Dias, PauloA Teoria da Flexibilidade Cognitiva ao proporcionar a aquisição de conhecimentos de uma forma profunda, facilitando a transferência de conhecimentos para novas situações, pareceu-nos poder desempenhar um papel relevante na representação do conhecimento em acções de formação a distância. para tal, esta teoria foi aplicada num estudo de formação a distância na web sobre o romence de Eça de Queirós "O Primo Basílio", cujos resultados e opiniões dos sujeitos se reportam neste trabalho.
- Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educaçãoPublication . Moura, Adelina; Carvalho, Ana AméliaA Inteligência Artificial (IA) está presente no nosso quotidiano e usámo-la como assistente nas nossas vidas quando pesquisamos na Web, recebemos sugestões de filmes, músicas, videojogos ou usamos o GPS. Nos últimos tempos, a IA ganhou nova dimensão com o aparecimento de tecnologias generativas como o ChatGPT, o Bard ou o Bing Chat. O seu impacto na educação não pode ser descurado, sendo imprescindível inserir a IA na formação inicial e contínua de professores. Aprender e desenvolver a literacia de prompts,como capacidade académica, constitui um requisito para conseguir interações eficazes com a máquina. O objetivo deste artigo é caracterizar a literacia de prompts apresentando modelos e dando exemplos de prompts, cujos resultados são analisados. Abordam-se diversos tipos de prompts que evidenciam capacidades do chatbot no apoio ao trabalho docente e discente, alertando-se para a necessidade de validar os resultados obtidos, que nem sempre são corretos.