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Silva, Ana Isabel Mateus da

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  • As crianças que recorrem à pedopsiquiatria
    Publication . Silva, Ana Isabel Mateus da
    O enfermeiro tem um papel importante com as crianças "perturbadas" papel esse que deverá basear-se essencialmente nas necessidades individuais.
  • O objeto transacional e a sua importância no desenvolvimento humano
    Publication . Silva, Ana Isabel Mateus da
    Algumas crianças selecionam um objeto transacional que as acompanha ao longo de alguns anos, outras não. Este objeto transacional que pode ser um peluche, um lençol, ou outra coisa, não deve ser-lhe retirado, uma vez que transmite segurança à criança. A adolescência carateriza-se essencialmente por uma transição da dependência para a autonomia. Já ser um adulto jovem implica a resolução de algumas tarefas a nível do desenvolvimento, da autonomia, identidade, independência e segurança, para construir, progressivamente, o seu projeto de vida. No presente estudo vamos analisar se o objeto transacional, na criança, no adolescente e no adulto jovem, influencia ou não o desenvolvimento na autonomia (adolescente) e na autonomia, iniciativa e segurança (adulto jovem). O estudo é comparativo entre a ilha de São Miguel - Açores e Portugal Continental e a análise quantitativa, descritiva e longitudinal.
  • Brincar terapêutico
    Publication . Silva, Ana Isabel Mateus da
  • A importância do objeto transacional no desenvolvimento da criança através das gerações e culturas
    Publication . Silva, Ana Isabel Mateus da
    Analisamos a importância do objeto transacional no desenvolvimento da criança e do adolescente. Este estudo decorreu em dois contextos culturais diferentes, na ilha de São Miguel, Açores e em Santarém, Portugal Continental. Apresentamos um estudo longitudinal em que observamos e entrevistamos individualmente 20 crianças e respetivos pais, sendo 10 da Ilha de São Miguel, Açores, e 10 de Santarém, em 2000 e em 2010 quando já adolescentes. Para o estudo, mobilizamos a teoria psicanalítica sobre o conceito de objeto, fenómeno e espaço transacional de Winnicott e das interações precoces (Lebovici). Utilizamos uma metodologia qualitativa fundamentada no paradigma interpretativo. As informações foram recolhidas com recurso ao método da entrevista e também através da observação participante. Apoiamo-nos no paradigma interpretativo para adotar o método descritivo e interpessoal, descrevendo todas as observações feitas, interpretando-as, cruzando assim as informações obtidas em entrevista e em conversas informais com as observações dos pais. A análise interpretativa permitiu-nos constatar que a experiência transacional é muito importante, deve ser respeitada, valorizada e incentivada, uma vez que as crianças que tiveram um objeto transacional eram crianças e adolescentes com maior grau de autonomia.