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Authors
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Abstract(s)
Analisamos a importância do objeto transacional no desenvolvimento da
criança e do adolescente. Este estudo decorreu em dois contextos culturais diferentes, na ilha de São
Miguel, Açores e em Santarém, Portugal Continental. Apresentamos um estudo longitudinal em que
observamos e entrevistamos individualmente 20 crianças e respetivos pais, sendo 10 da Ilha de São
Miguel, Açores, e 10 de Santarém, em 2000 e em 2010 quando já adolescentes. Para o estudo,
mobilizamos a teoria psicanalítica sobre o conceito de objeto, fenómeno e espaço transacional de
Winnicott e das interações precoces (Lebovici). Utilizamos uma metodologia qualitativa
fundamentada no paradigma interpretativo. As informações foram recolhidas com recurso ao método
da entrevista e também através da observação participante. Apoiamo-nos no paradigma interpretativo
para adotar o método descritivo e interpessoal, descrevendo todas as observações feitas,
interpretando-as, cruzando assim as informações obtidas em entrevista e em conversas informais com
as observações dos pais. A análise interpretativa permitiu-nos constatar que a experiência transacional
é muito importante, deve ser respeitada, valorizada e incentivada, uma vez que as crianças que
tiveram um objeto transacional eram crianças e adolescentes com maior grau de autonomia.
Description
Keywords
Criança Objeto Transacional Desenvolvimento
Citation
Silva, Ana Isabel Mateus da - A Importância do objeto trnasacional no desenvolvimento da criança através das gerações e culturas. In Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 13, Covilhã, 2020 - "Melhorar o Bem-Estar Global através da Psicologia da Saúde" [Em linha]: atas". Editado por Henrique Pereira; et al. Lisboa: ISPA, 2020. ISBN 978-989-8384-58-4. p. 21-30