Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Associações étnicas e o desafio da participação política de jovens descendentes de imigrantes
    Publication . Albuquerque, Rosana
    Esta comunicação irá analisar a participação associativa dos jovens descendentes de imigrantes africanos em Portugal, abordando a participação associativa como forma de participação política e de conquista de espaços de cidadania. Num primeiro momento, desenham-se os traços da emergência e da evolução das associações de imigrantes e dos seus descendentes, para nos debruçarmos a seguir sobre as estratégias desenvolvidas pelas associações étnicas juvenis, na última década do século XX (1990-2000). A análise do movimento associativo juvenil irá destacar as oportunidades de integração social de grupos minoritários resultantes das políticas sociais inclusivas promovidas pelo Estado, colocando em contraponto a capacidade das associações se assumirem como actores da sociedade civil fundamentais ao reforço da cidadania em sociedades democráticas.
  • Políticas de igualdade e inclusão : reflexões e contributos I
    Publication . Bäckström, Bárbara; Costa, Paulo Manuel; Sousa, Lúcio; Albuquerque, Rosana
    No âmbito das actividades desenvolvidas no curso, nomeadamente, visando o envolvimento das/os estudantes em actividades científicas, pareceu-nos importante a edição de um e-book, no qual se pudessem reunir alguns dos textos produzidos na pós-graduação ou relacionados com as suas temáticas e que mostrassem a diversidade de reflexões produzidas sobre os temas nela trabalhados. Esta edição inclui assim um conjunto de reflexões e investigações iniciadas no curso e que terão com certeza continuação e aprofundamento no futuro.
  • Associativismo, capital social e mobilidade : contributos para o estudo da participação associativa de descendentes de imigrantes africanos lusófonos em Portugal
    Publication . Albuquerque, Rosana; Rocha-Trindade, Maria Beatriz; Carmo, Hermano
    Os resultados que se apresentam decorrem de um projecto de investigação sobre a participação associativa de descendentes de imigrantes de origem africana lusófona em Portugal. A problemática sobre a qual se delineou a pesquisa centra-se na compreensão do processo de participação cívica activa na sociedade portuguesa, mediante a análise dos factores que condicionaram o seu envolvimento em associações e das interacções entre a acção individual e o contexto sociopolítico. A questão central orientou-se em dois eixos, relacionados entre si: um primeiro, que procura identificar catalisadores da participação cívica; um segundo, tenta compreender o papel que a participação associativa desempenha na vida dos sujeitos participantes na pesquisa, especificamente no que respeita a trajectórias de mobilidade social. O associativismo é estudado enquanto instrumento de aquisição de capital social, pois permite o acesso a redes sociais que lhe são intrínsecas, e pelos efeitos que exerce em trajectórias de mobilidade individuais. A estratégia metodológica adoptada nesta investigação caracterizou-se pela abordagem qualitativa e a primazia do paradigma interpretativo. A matéria-prima empírica foi recolhida com base em histórias de vida, a partir de múltiplas entrevistas focalizadas nas trajectórias de dirigentes associativos, descendentes de imigrantes africanos lusófonos. A análise das trajectórias conduziu à elaboração de um sistema de catalisação da participação, que sublinha a influência recíproca entre factores estruturais e individuais. Confirma-se o papel do associativismo como fonte de capital social e de capital cultural e que a articulação de ambos favorece trajectórias de mobilidade social ascendente. Evidencia-se que o associativismo promove a socialização para a cidadania.
  • Associativismo, capital social e mobilidade: contributos para o estudo da participação associativa de descendentes de imigrantes africanos lusófonos em Portugal
    Publication . Albuquerque, Rosana
    Os resultados que se apresentam decorrem de um projeto de investigação sobre a participação associativa de descendentes de imigrantes de origem africana lusófona em Portugal. A problemática sobre a qual se delineou a pesquisa centra-se na compreensão do processo de participação cívica ativa na sociedade portuguesa, mediante a análise dos fatores que condicionaram o seu envolvimento em associações e das interações entre a ação individual e o contexto sociopolítico. A questão central orientou-se em dois eixos, relacionados entre si: um primeiro, que procura identificar catalisadores da participação cívica; um segundo, tenta compreender o papel que a participação associativa desempenha na vida dos sujeitos participantes na pesquisa, especificamente no que respeita a trajetórias de mobilidade social. O associativismo é estudado enquanto instrumento de aquisição de capital social, pois permite o acesso a redes sociais que lhe são intrínsecas, e pelos efeitos que exerce em trajetórias de mobilidade individuais. A estratégia metodológica adoptada nesta investigação caracterizou-se pela abordagem qualitativa e a primazia do paradigma interpretativo. A matéria-prima empírica foi recolhida com base em histórias de vida, a partir de múltiplas entrevistas focalizadas nas trajetórias de dirigentes associativos, descendentes de imigrantes africanos lusófonos. A análise das trajetórias conduziu à elaboração de um sistema de catalisação da participação, que sublinha a influência recíproca entre fatores estruturais e individuais. Confirma-se o papel do associativismo como fonte de capital social e de capital cultural e que a articulação de ambos favorece trajetórias de mobilidade social ascendente. Evidencia-se que o associativismo promove a socialização para a cidadania.