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  • WEIWER®: ADN e cronologia de uma rede de investigação
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Pinto, João; Gamez, Luciano
    A Wikipédia enquanto objeto de estudo e enquanto estratégia pedagógica tem vindo a tornar-se cada vez mais presente nos diversos níveis de ensino no mundo. Portugal não é exceção, sendo que o percurso iniciado pela Universidade Aberta (UAb), através da sua unidade de investigação, registada na FCT, UID4372, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), tem promovido estudos de integração curricular em diferentes contextos. É neste campo de ação que foi lançada a Rede Académica Internacional WEIWER® (Wikis, Educação & Investigação | Wikis, Education & Research). Neste texto, após a apresentação da WEIWER® e dos referenciais teóricos que a enquadram, damos conta das problemáticas e objetivos de investigação perseguidos na rede, para depois apresentarmos dados relativos quer à equipa, quer às atividades realizadas entre 2019 e 2021.
  • A Wikipédia no Movimento da Educação Aberta: coreografia reflexiva a partir da Rede Académica Internacional WEIWER®
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Gamez, Luciano; Pestana, Filomena; Pinto, João
    No décimo-quarto capítulo, “A Wikipédia no Movimento da Educação Aberta: Coreografia Reflexiva a partir da Rede Académica Internacional WEIWER®”, Teresa Cardoso, Luciano Gamez, Filomena Pestana e João Pinto refletem sobre a Rede Académica Internacional WEIWER®, nomeadamente no que respeita ao papel da Wikipédia no seio da Educação Aberta, dos Recursos e Práticas Educacionais Abertas e do Programa Wikipédia na Educação. Neste campo de ação, a Wikipédia é entendida enquanto REA e PEA, por exemplo, se inserida no Programa Wikipédia na Educação, relação basilar na Rede Académica Internacional WEIWER®. Também as inúmeras potencialidades dessa enciclopédia enquanto REA e PEA são centrais à Rede WEIWER®, dado que permite integrar diversas estratégias pedagógicas, nomeadamente à luz do trabalho de Zabalza (2006, 2008, 2009, 2016), porque tais ações (práticas) são concebidas como o desenho de uma coreografia didática e institucional.