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  • Rede WEIWER® e coreografias didaticas: o exemplo dos "Produtos de Aprendizagem" no TEDE
    Publication . Gamez, Luciano; Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    As Coreografias Didáticas enquanto estratégia pedagógica assumida nas disciplinas de “Ensino e Aprendizagem em Contextos Formais e Acadêmicos” e “Currículo, Cultura Escolar e Acadêmica”, do currículo do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo, foram secundadas pela integração curricular da Wikipédia. O ecossistema em que a Wikipédia se suporta permite trabalhar um vasto conjunto de competências educacionais, para diferentes públicos-alvo, em diferentes contextos educativos. Ademais, se entende a enciclopédia eletrônica da atualidade como um Recurso Educacional Aberto, que, consequentemente, se inscreve no movimento da Educação Aberta e em rede. Além disso, é catalisadora de Práticas Educacionais Abertas, assumindo-se como ponto de partida e estratégia de ensino e aprendizagem a um trabalho desenvolvido em parceria entre uma universidade brasileira e uma universidade portuguesa, ambas situadas no contexto formativo da Educação a Distância. Nesse âmbito, o capítulo apresenta, num primeiro momento, o suporte teórico fundamentado nas questões associadas à Educação Aberta, onde se inscreve a Rede Académica Internacional WEIWER®, e nela, a Wikipédia e o embasamento das Coreografias Didáticas com especial relevo para o último nível, “produtos de aprendizagem”, no caso alcançados no contexto da integração curricular da Wikipédia no ensino superior no Brasil, consubstanciando um exemplo de conexão entre a Rede WEIWER® e as Coreografias Didáticas.
  • Rede Académica WEIWER® e coreografias didáticas: que relação?
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Gamez, Luciano; Pestana, Filomena
    As Tecnologias Educacionais em Rede assumem-se como parceiras incontornáveis na atualidade quando associadas ao trabalho que se desenvolve nas instituições educativas no mundo. Nesse sentido, como temos vindo a defender, o ecossistema em que a Wikipédia se suporta tem-se apresentado como um importante recurso que permite trabalhar um vasto conjunto de competências educacionais, para diferentes públicos-alvo, em diferentes contextos educativos. Neste trabalho, a enciclopédia eletrônica da atualidade é entendida por nós como um Recurso Educacional Aberto, e consequentemente, se inscreve no movimento da Educação Aberta e em rede. Além disso, é catalisadora de Práticas Educacionais Abertas, apresentando-se como ponto de partida e estratégia de ensino e aprendizagem a um trabalho desenvolvido em parceria entre uma universidade brasileira e uma universidade portuguesa, ambas situadas no contexto formativo da Educação a Distância. Concretamente, apresentamos uma proposta de integração curricular da Wikipédia nas Disciplinas de “Ensino e Aprendizagem em Contextos Formais e Acadêmicos”, e “Currículo, Cultura Escolar e Acadêmica, ambas parte do currículo do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo. A estratégia pedagógica assumida apoia-se no conceito de Coreografias Didáticas, ou de ensino, como metáfora para o planejamento educacional. Nesse âmbito, o capítulo apresenta, num primeiro momento, o suporte teórico fundamentado nas questões associadas à Educação Aberta, onde se inscreve a Rede Académica Internacional WEIWER®, e nela, a Wikipédia e o embasamento das Coreografias Didáticas. Num segundo momento, busca identificar o desenho curricular, o desenho educacional, e o contexto da integração curricular da Wikipédia no ensino superior no Brasil, ou seja, um exemplo de conexão entre a Rede WEIWER® e as Coreografias Didáticas.
  • A Wikipédia no Movimento da Educação Aberta: coreografia reflexiva a partir da Rede Académica Internacional WEIWER®
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Gamez, Luciano; Pestana, Filomena; Pinto, João
    No décimo-quarto capítulo, “A Wikipédia no Movimento da Educação Aberta: Coreografia Reflexiva a partir da Rede Académica Internacional WEIWER®”, Teresa Cardoso, Luciano Gamez, Filomena Pestana e João Pinto refletem sobre a Rede Académica Internacional WEIWER®, nomeadamente no que respeita ao papel da Wikipédia no seio da Educação Aberta, dos Recursos e Práticas Educacionais Abertas e do Programa Wikipédia na Educação. Neste campo de ação, a Wikipédia é entendida enquanto REA e PEA, por exemplo, se inserida no Programa Wikipédia na Educação, relação basilar na Rede Académica Internacional WEIWER®. Também as inúmeras potencialidades dessa enciclopédia enquanto REA e PEA são centrais à Rede WEIWER®, dado que permite integrar diversas estratégias pedagógicas, nomeadamente à luz do trabalho de Zabalza (2006, 2008, 2009, 2016), porque tais ações (práticas) são concebidas como o desenho de uma coreografia didática e institucional.