Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Ambientes pessoais de aprendizagem e Wikipédia: uma articulação (im)provável?
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    No pressuposto de que a rede se apresenta como interface educativa, posicionamento que temos vindo a defender, a par da revisão da literatura, por um lado, e, por outro, dos vários estudos que temos vindo a concretizar, concluímos que os alunos dos diversos níveis de ensino acedem à Wikipédia, com diversas finalidades, inclusive para realizar trabalho escolar e académico. Neste contexto, assumimos o propósito de refletir sobre o papel da Wikipédia à luz dos ambientes pessoais de aprendizagem, em inglês, Personal Learning Environments. Para tal, socorremo-nos do suporte teórico inerente a Recursos e Práticas Educacionais Abertos, direcionando-nos para o movimento Wikimedia, que integra, entre outros projetos, a Wikipédia, para a perspetivar em articulação com o conceito de Ambiente de Aprendizagem Pessoal. E, procurando aprofundar a forma como ambos os conceitos interagem, enquadramos estratégias que temos vindo a explorar neste âmbito, nomeadamente consubstanciando modos de integrar curricularmente a Wikipédia, com vista a potenciar um Ambiente de Aprendizagem Pessoal mais produtivo, promotor de níveis literácitos elevados. Assim, assume particular relevo a enciclopédia da atualidade, a Wikipédia, como elemento presente nas aprendizagens formais, não formais e informais, pelo que importa dotar, quer docentes, quer discentes, da capacidade de análise crítica daquele recurso de informação enquanto parte do Ambiente de Aprendizagem Pessoal de cada indivíduo, também sob o desígnio da Educação de Qualidade.
  • O “Clube da Wikipédia” como ecossistema de desenvolvimento digital com a BE: estudo de caso no ensino básico no distrito de Viana do Castelo
    Publication . Rodrigues, Emília; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    A Wikipédia, enquanto Recurso Educacional Aberto oferece múltiplas possibilidades pedagógicas. Assim, ao estudo subjaz a criação e análise de um “Clube da Wikipédia” no ensino básico no distrito de Viana do Castelo em articulação com a Biblioteca Escolar. Metodologicamente, suporta-se do paradigma pragmático, num estudo de caso múltiplo, assente em metodologias mistas. Quanto à recolha de dados, recorreu-se a Fichas de Acolhimento, Aferimento, Autoavaliação e Grelhas de Observação Focada. Como resultados, esperam-se evidências da promoção de um contexto para a construção de conhecimento e o desenvolvimento de competências ligadas à autonomia e à cooperação, bem como às multiliteracias.
  • O “Clube da Wikipédia” como ecossistema de desenvolvimento digital com a BE: estudo de caso no ensino básico no distrito de Setúbal
    Publication . Batista, Ana Luzia; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    A Wikipédia surge como recurso e estratégia para o desenvolvimento de competências. Assim, pretendemos indagar sobre a possibilidade de implementação do “Clube da Wikipédia”. O estudo de caso múltiplo alicerça-se no paradigma pragmático e em metodologias mistas. Quanto à recolha de dados socorremo-nos de Fichas de Acolhimento, Aferimento e Autoavaliação e Grelhas de Observação Focada. Para a análise de dados recorremos às análises estatística e de conteúdo. Esperamos, como resultado, que as atividades propostas aos alunos permitam a aquisição de competências digitais e informacionais, para além das especificas da área de saber em articulação com a biblioteca escolar.
  • Encontro WEIWE(R)BE 2020
    Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Gonçalves, Ana Paula
    A Rede WEIWER® coorganizou o 1.º Encontro WEIWE(R)BE que ocorreu no passado dia 3 de junho de 2020, e contou com a presença do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, da Sra. Reitora da Universidade Aberta de Portugal, da Sra. Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares e da Sra. Coordenadora do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID4372/FCT). Perante uma audiência de 175 participantes, os alunos das escolas participantes deram a conhecer o trabalho que desenvolveram durante este ano letivo com professores, professores bibliotecários e Coordenadores Interconcelhios das Bibliotecas Escolares. Face à qualidade dos trabalhos apresentados e do nível de envolvimento evidenciado, os diretores dos Agrupamentos de Escolas/Escolas presentes consideraram que o projeto deve ter continuidade. O projeto WEIWE(R)BE, que decorreu ao longo do ano letivo de 2019/2020, é coordenado por Teresa Cardoso, Filomena Pestana (Rede Académica Internacional WEIWER®, LE@D, UAb) e Ana Paula Gonçalves (Rede de Bibliotecas Escolares), tendo como objetivo a promoção de estratégias de desenvolvimento das competências de literacia da informação, entre outras, junto dos alunos do Ensino Secundário considerando diferentes fontes e recursos, incluindo a Wikipédia.