Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Barros, Daniela Melaré Vieira

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual?
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira
    As diretrizes dos estilos de uso do espaço virtual facilitam a compreensão dos questionamentos sobre como se aprende utilizando o virtual do mundo das tecnologias e quais as características e os referenciais que influem diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Para a realização desta pesquisa, utilizamos a teoria de estilos de aprendizagem, que analisa a forma de aprendizagem do indivíduo, facilitando a compreensão do potencial de uso das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem. Tendo essa reflexão como eixo de análise, o presente artigo demonstra os resultados da pesquisa desenvolvida, cujo objetivo foi identificar de que forma as pessoas utilizam e aprendem no espaço virtual e quais estilos de aprendizagem podem ser considerados nesse novo espaço. O trabalho utilizou tanto a metodologia qualitativa como a quantitativa, com análises e elaborações estatísticas que facilitaram e comprovaram sua cientificidade. Os resultados destacam características e elementos que facilitam entender como a pedagogia pode construir uma prática pedagógica de ensino e aprendizagem com o espaço virtual.
  • Algumas análises sobre as características da aprendizagem com o uso das tecnologias
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Amaral, Sergio Ferreira do
    O presente artigo tem como objetivo apresentar estudos realizados sobre o tema estilos de aprendizagem e sua importância no contexto educativo de uso das tecnologias. Para tanto utilizamos como referencial para o tema as análises de Honey, Alonso e Gallego (2002) e Alonso e Gallego (2000). Esses autores são reconhecidos em âmbito Espanhol como os precursores sobre os estudos sobre a temática estilos de aprendizagem e a elaboração do teste de identificação desses estilos. Para tanto destacamos a teoria e em seguida as análises sobre o seu uso e a importância no contexto educativo das tecnologias.
  • Pensamento computacional e a formação docente: desafios e possibilidades didáticas com o uso da ferramenta Scratch
    Publication . Amaral, Cybelle Cristina Ferreira; Yonezawa, Wilson Massashiro; Barros, Daniela Melaré Vieira
    O artigo tematiza o processo de apropriação do conhecimento, na disciplina “Pensamento Computacional (PC) e Ciência da Computação para Professores de Ciências e Matemática”, na UNESP/Bauru, em 2021.O objetivo foi relacionar os aspectos teórico-práticos da formação docente com o conceito de PC, sinalizando os desafios e as possibilidades didáticas que seus elementos oferecem ao ensino da Matemática, com o uso do Scratch. O estudo configurou- se pelo movimento lógico-histórico do conceito de PC, apoiando-se em Papert (1986) e Wing (2006), pela apresentação do Scratch e a relação entre o PC e as possibilidades didáticas desenvolvidas pela professora da rede particular e os conhecimentos apreendidos na disciplina. Utilizou-se de uma entrevista semiestruturada no Google Meet, a fim de capturar informações sobre os conteúdos abordados e os discursos inerentes ao processo. Assim, o estudo sinalizou as contribuições do PC, com o uso da ferramenta, à formação continuada e ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes.
  • Formação para a docência digital em rede. Live 3: E-atividades de aprendizagem online e avaliação digital
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Henriques, Susana
    Contextualizar as e-atividades de aprendizagem na metodologia de ensino e aprendizagem online e analisar a avaliação digital com suas características e diferenças.
  • Escola do tempo integral : a informática como princípio educativo
    Publication . Santos, Gláucia Maria da Costa; Barros, Daniela Melaré Vieira
    Este artigo tem como objetivo analisar a importância da utilização das tecnologias digitais nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os efeitos e as possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Brasileira prevê o aumento progressivo da jornada escolar para o regime de Tempo Integral. A ampliação do tempo de estudo na escola proporcionou um espaço de pesquisa sobre o uso da tecnologia no processo ensino e aprendizagem. Isso aconteceu pela proposta de desenvolvimento de oficinas de trabalho com os alunos e dentre elas uma específica de tecnologias. Portanto, a investigação realizada sob abordagem qualitativa e quantitativa com o uso de questionário semi-estruturado, nos possibilitou destacar os elementos positivos do trabalho desenvolvido pela oficina de informática no processo de ensino e aprendizagem.