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Barros, Daniela Melaré Vieira

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  • A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais
    Publication . Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa; Barros, Daniela Melaré Vieira; Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya; Garcia Perez, Daniela Jordão
    Nossa pesquisa se desenvolveu em uma das turmas do curso on-line, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), para a formação de 1500 cursistas. Este estudo apresenta a experiência de uma das autoras no curso de formação de mediadores pedagógicos digitais para educação a distância, enfatizando a importância da interação e do trabalho colaborativo na construção do conhecimento. O conceito de aprendizagem expansiva de Engeström (1994) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) de SCHLÜNZEN (2015) compõem a base deste estudo. Foi adotada uma abor- dagem metodológica quanti-qualitativa, a análise de conteúdo realizada por Bardin (2009), a partir da qual são realizadas observações sobre a natureza da interação em atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em um grupo utilizando o aplicativo WhatsApp. Podemos afirmar que os processos de comunicação foram fundamentais para formar o professor mediador, condição essencial para que seja promovida a interação e o trabalho colaborativo.
  • Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância
    Publication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Santos, Vanessa Matos dos; Romero, Cristina Sánchez
    Como os fóruns on-line podem ser espaços estratégicos para o desenvolvimento de habilidades colaborativas para aprendizagem? O presente estudo partiu deste questionamento e focalizou a interação de estudantes portugueses e espanhóis em fóruns on-line de discussão em duas disciplinas da área da Educação ofertadas pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal e pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) da Espanha. Os dados interacionais foram coletados e analisados qualitativamente em função de diferentes estratégias didáticas desenvolvidas pelos docentes. Os resultados revelaram distintas abordagens estratégicas que podem ser utilizadas em fóruns on-line como, por exemplo, a diversificação dos tipos de questões propostas e as atividades solicitadas, envolvendo diversos formatos de interação e participação nesses espaços de aprendizagem.
  • Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia
    Publication . Nobre, Ana; Mouraz, Ana; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira; Moreira, J. António
    A pandemia da COVID-19 está a provocar alterações a diferentes níveis e o setor da educação não ficou imune. O afastamento social que se impõe afetou a forma de vivenciar a relação pedagógica, com implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A noção de espaço físico de sala de aula deu lugar a uma fronteira fluida onde os artefactos digitais ocupam um lugar de primazia, pois foi necessário reinventar uma cultura de face a face numa cultura mediada pelo digital. Para responderem a esta transição os professores tiveram que rapidamente alterar e alterar e adaptar estratégias diferenciadas. A Universidade Aberta, em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, desenhou e ministrou um curso de formação para a docência digital em rede, com o objetivo de promover, nos professores do ensino não superior, competências na área da educação a distância. Este texto centra-se especificamente nas formas de comunicação entre os elementos da comunidade educativa criadas pelas escolas e cujos representantes participaram no referido curso. Os dados recolhidos provêm do referido curso de formação em que participaram cerca de 2300 professores e diretores de 756 agrupamentos e escolas não agrupadas de todo país. Seguindo uma metodologia qualitativa, com base na análise de conteúdo temática, centramo-nos na dimensão da comunicação evidenciada nos trabalhos finais que assumiram o formato de planos escolares, realizados colaborativamente. A análise permitiu identificar os mecanismos de garantia de ocorrência das comunicações, avaliar a eficácia dos meios mobilizados e relacionar os processos comunicativos com o sentimento de pertença à comunidade educativa.