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- Distúrbios psicoafetivos na infância e adolescência: um estudo transculturalPublication . Coutinho, Maria da Penha de Lima; Ramos, NatáliaA depressão encontra-se associada às perturbações do humor de duração variáveis, que é em geral acompanhada por sintomas físicos e mentais, interferindo na forma de sentir, pensar e agir. Este estudo tem como objetivo identificar as representações sociais de crianças acerca da depressão através de uma abordagem transcultural. Participaram desse estudo crianças inseridas no contexto escolar braslileiro e português. Para tanto, utilizou-se os seguintes instrumentos: Children Depression Inventory (CDI) e Associação Livre de Palavras. Os resultados apontam uma prevalência da depressão em crianças brasileiras (11%) e portuguesas (14%). De forma consensual, a depressão emerge como sinônimo de tristeza, doença e choro. A pessoa deprimida é representada como angustiada, que chora, cabisbaixo, desanimada, sem amigo, com auto- imagem negativa (depreciativa), e que chora. Espera-se contribuir na compreensão da etiologia da depressão em contextos culturais diferenciados, bem como, na elaboração de estratégias preventivas para uma melhor qualidade de vida dessa população.
- Depressão, migração e representações sociais no contexto escolar de PortugalPublication . Coutinho, Maria da Penha de Lima; Franken, Ieda; Ramos, NatáliaO capítulo versa sobre a temática da depressão e migração na criança e adolescente, no contexto escolar em Portugal, através do recurso à teoria das representações sociais.
- Educação, interculturalidade e cidadaniaPublication . Ramos, Natália; Ramos, Maria da Conceição Pereira; Constantinescu, Ileana; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Matias, José; Almeida, Maria Tabita; Antunes, AdelinoA presente obra oferece um conjunto diversificado de textos reunidos em seis capítulos sobre algumas questões que se colocam hoje aos indivíduos, às famílias, às sociedades, às organizações e aos Estados, relacionadas com problemáticas e políticas educacionais, migratórias, interculturais, comunicacionais, de globalização, desenvolvimento, saúde, inclusão e cidadania. Os autores provenientes de diferentes países e áreas disciplinares proporcionam ao leitor abordagens e perspetivas diversificadas sobre a temática em estudo.
- Migração e qualidade de vida: um estudo psicossocial com brasileiros migrantesPublication . Franken, Ieda; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Ramos, NatáliaObjetivou-se estudar as representações sociais de 51 brasileiros (37 do sexo feminino e 14 do sexo masculino), de imigrantes residentes na cidade de Genebra, Suíça, sobre qualidade de vida e migração. Utilizou-se um teste de associação livre de palavras. Os dados apreendidos foram processados pelo software Tri-Deux-Mots e analisados por meio da análise fatorial de correspondência. Os resultados evidenciaram que as variáveis sexo e tempo de migração contribuíram com valores mais elevados para o significado dos fatores. Observaram-se nos diferentes grupos similitudes e diferenças de conteúdos representacionais, que colocam em evidência uma comunicação e orientação de condutas de acordo com as variáveis sociodemográficas circunscritas, favorecendo a sua identidade e comprovando sua função justificadora. Pretendeu-se, com este estudo, contribuir com os conhecimentos já existentes acerca dos construtos “qualidade de vida” e “migração” enquanto fenômenos globais e multidimensionais.
- Migração, qualidade de vida e saúde mental: um estudo com brasileiros migrantesPublication . Franken, Ieda; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Ramos, NatáliaO capítulo é dedicado ao fenómeno da migração internacional e suas implicações na qualidade de vida e na saúde mental de imigrantes brasileiros residentes na cidade de Genebra, Suíça.
- Adolescentes imigrantes brasileiros no contexto escolar de Portugal: representações sociais e vivências psicoafetivas em contexto interculturalPublication . Coutinho, Maria da Penha de Lima; Ramos, NatáliaO vivenciar de situações de stresse, entre outras, derivadas do processo migratório e intercultural, envolve momentos de desorganização nas esferas afetivas e sociais e pode favorecer a emersão da Síndrome da Depressão, distúrbio psicoafetivo que pode afetar a integração e desenvolvimento dos adolescentes imigrantes. Os adolescentes migrantes além da crise vital própria da fase de desenvolvimento, enfrentam outras crises, em particular a incerteza quanto ao grupo de afiliação ou quanto ao significado da sua pertença ao grupo e é neste cenário que as instituições de ensino se apresentam como elo de inclusão ou exclusão social. Este estudo objetivou investigar os distúrbios psicoafetivos, em particular a depressão em adolescentes brasileiros migrantes, inseridos no contexto educacional de Portugal. A amostra foi constituída por 490 adolescentes, desses 82, eram migrantes brasileiros, com idade entre os 12 e os 17 anos. Nessa investigação foram utilizados os instrumentos: Inventário da Depressão Infantil (CDI) e a Associação Livre de Palavras. O material recolhido pelo CDI foi processado pelo software SPSS (versão, 13) e os dados da Associação Livre de Palavras processados pelo software Tri-Deux-Mots e analisados pela Análise Fatorial de Correspondência. Os resultados do CDI apontaram um índice epidemiológico de 22%. Também, através da análise das associações livres de palavras a depressão foi ancorada nas esferas psicoafetiva e físico/orgânica e fez emergir campos semânticos constituídos pelos elementos seguintes: problemas de relacionamento, dificuldade de aprendizagem, comportamentos de isolamento e anti-sociais (irritabilidade e agressão), ideias de suicido e morte. A tristeza e o pessimismo emergem como elementos figurativos desencadeados pela carência afetiva e pelo sentimento de rejeição. Espera-se que estes resultados venham auxiliar na elucidação etiológica da depressão em adolescentes migrantes, assim como, na compreensão da complexidade de fatores intervenientes no desenvolvimento, inclusão escolar e social e sucesso educativo dos jovens originários de outras culturas em contexto migratório.