Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

da Costa Britto Pereira Lima, Daniela

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Idiossincrasias da qualidade da Universidade Aberta do Brasil e um olhar sobre o modelo de Portugal: concepções e desafio
    Publication . Lima, Daniela da Costa Britto Pereira; Alonso, Katia; Moreira, J. António
    O trabalho apresenta análise sobre a educação a distância, especialmente a do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do modelo da Universidade Aberta de Portugal (UAb). São contextos e conjunturas distintos. Observa-se que no Brasil a legislação para o caso é incipiente e episódica. Em Portugal, a UAb firmou-se como a única instituição universitária de ensino público de abrangência nacional, com critérios de qualidade evidenciados em sua organização didático-pedagógica. Com base em pesquisa exploratória e descritiva, pautada em análise documental e de dados primários, concluiu-se sobre a necessidade de novas formas de financiamento da educação a distância e de políticas assentadas em qualidade socialmente referenciada no caso brasileiro, reafirmando-se que a UAb protagoniza experiência calcada em políticas com elementos de qualidade.
  • Institucionalização da EaD: infraestrutura, amparo e engajamento como pilares do processo
    Publication . Cruz, Joseany; Lima, Daniela da Costa Britto Pereira; Moreira, J. António
    O artigo visa demonstrar que a institucionalização da Educação a Distância (EaD) está assentada em três pilares: infraestrutura, engajamento e amparo. Com base nesses pilares, aponta 16 indicadores de institucionalização como resultado de 4 anos em pesquisas na área que auxiliam na compreensão das etapas do processo e nas necessidades institucionais para fortalecimento, culturalização e legitimação da EaD em possibilidades e contextos diversos.