Loading...
17 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 17
- Um contributo para o estudo da difusão das TIC nas escolas com projecto NónioPublication . Gonçalves, Armando; Vieira, Alexandra; Dias, Paulo; Fontes, CristinaJá é generalizada a ideia que a escola deve preparar o aluno para as exigências da vida actual, isto é, corresponder as complexas exigências da nova era das Tecnologias de Informação e Comunicação. Deste modo, para que a Educação escolar não se tome obsoleta e para que a sua função primordial de educar o aluno para a vida não se desvie, é importante repensar as funções e métodos da escola. Toma-se necessário urna escola capaz de dotar os alunos de competências relativas as formas de acessibilidade e de processamento de informação. A introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação é urna realidade no nosso contexto educativo, por isso, pretende-se esboçar um diagnóstico possível do grau de implementação das novas tecnologias, tendo como referência o contributo do Programa Nónio Século XXI nas escolas Portuguesas. A renovação é urna exigência da sociedade actual que se norteia por elevados padr6es de qualidade, desde o conhecimento científico e tecnológico até a produtividade em geral, passando pela qualidade da Educação em geral. Os resultados aqui apresentados poderão constituir urna plataforma de recolha de informação e de análise para futuras abordagens desta temática.
- A evolução dos paradigmas educacionais à luz das teorias curricularesPublication . Correia, Ana Paula; Dias, Paulo
- Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para plataformas colaborativasPublication . Dias, PauloComunicar e aprender em rede específica dois aspectos de uma das mais profundas mudanças em curso resultantes dos processos de inovação com as tecnologias de informação na Educação e Formação. Mais do que permitir revisitar as concepções e as práticas da Educação a Distância a partir das tecnologias, as redes de comunicação transformaram-se num meio para construir comunidades de aprendizagemon-line só possíveis nas práticas e formas dee-learning, apresentando novas abordagens para a contextualização e interação no desenvolvimento dos objetos de aprendizagem orientados para as plataformas colaborativas. Neste sentido, as plataformas são uma interface cognitiva e social para o desenvolvimento das redes de relações entre as representações de conhecimento e os processos colaborativos de aprendizagem.
- Tecnologia hipertexto: contributos para o desenvolvimento de aplicações em educaçãoPublication . Dias, PauloO presente artigo surge na sequência do seminário realizado pelo autor no Pólo do Projecto Minerva da Universidade da Covilhã, em Março de 1992, sob o tema tecnologia hipertexto em educação. Apresenta-se um resumo das concepções base da tecnologia hipertexto, as suas origens, e principais linhas de desenvolvimento na produção de aplicações educativas a partir da plataforma de software aberto HyperCard. Particular relevo é dedicado ao princípio da representação multidimensional, o desenvolvimento hipermedia a partir da tecnologia hipertexto, e a interacção aluno/sistena segundo o princípio do "diálogo".
- A educação na sociedade da informaçãoPublication . Dias, Paulo
- Hypermedia et communautés d'apprentissagePublication . Dias, Paulo
- Processamento da informação, hipertexto e educaçãoPublication . Dias, PauloEste artigo analisa o paradigma de processamento de informação através do papel da analogia computacional e das suas implicações no processo de aquisição e representação de conhecimentos. Com base na concepção de processamento cognitivo paralelo e na distinçãoentre representações declarativas, procedimentais e contextuais propôe-se uma abordgem alternativa da metáfora de desenvolvimento da tecnologia hipertexto em educação.
- Hipertexto, hipermédia e media do conhecimento: representação distribuída e aprendizagens flexíveis e colaborativas na WebPublication . Dias, PauloEste artigo apresenta uma análise da abordagem educacional hipertexto e hipermédia no desenvolvimento dos ambientes de aprendizagem. Os processos interactivos dos media do conhecimento, a flexibilidade hipertexto, as representações distribuídas e a aprendizagem colaborativa constituem dimensões de referência para a concepção e organização das comunidades de aprendizagem na Web.
- Espaços de actuação do educólogo na sociedade da informaçãoPublication . Dias, Paulo; Gomes, Maria João