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- Gamificação e formação docente nos cursos de graduação na área de letras no Brasil e Portugal: mapeamento sistemático de literaturaPublication . Larré, Julia; Relvas, Maria de Jesus; Oliveira, SusanaNeste short paper abordamos brevemente uma análise documental para investigar quais pesquisas têm sido realizadas nos últimos cinco anos (2018 a 2022) sobre a temática da Gamificação (Alves, 2015; Busarello, 2016) como prática auxiliar na formação do professor das áreas de Letras e de Educação. Utilizamos, para tanto, a metodologia de Mapeamento Sistemático de Literatura (Petersen et al, 2008). Deste modo, encontramos, ao final, 7 (sete) documentos de investigação que seguiram os critérios de inclusão e exclusão pré estabelecidos em 3 (três) grandes repositórios acadêmicos digitais. Como resultados, verificamos que as temáticas mais abordadas nos documentos se referem a gamificação de disciplinas de graduação, análise de oficinas para professores sobre o tema e readequação de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem para estudantes das universidades.
- Gamificação e formação de professores em letras e educação: mapeamento sistemático de literaturaPublication . Larré, Julia; Relvas, Maria de Jesus; Oliveira, SusanaEste artigo apresenta os resultados de um mapeamento sistemático da literatura (PETERSEN et al., 2008) que identificou documentos científicos escritos em português e relacionados com o tema da Gamificação (BUSARELLO, 2016; ALVES, 2015; DETERDING et al., 2011) e da formação docente vinculada aos cursos de Letras e Educação. Para isso, definimos strings de busca, critérios de inclusão e exclusão e realizamos um mapeamento de documentos científicos para três grandes repositórios digitais: Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal (RCAAP), Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD – Brasil), SciELO – Brasil (Scientific Electronic Library Online). Os resultados mostram um pequeno número de documentos que surgiram nos últimos cinco anos (2018-2022), tratando do tema da Gamificação na formação de professores no contexto dos cursos de graduação em Letras e Educação. Devido à pequena quantidade de documentação no repositório, verificamos que ainda há muito espaço para pesquisas que analisem as possibilidades e limitações da Gamificação no contexto da formação de professores. Além disso, no contexto acima, concluímos que existe um amplo campo de experimentação sobre as formas de ensinar e aprender, e sobre a adaptação de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem para a Gamificação de práticas didático-pedagógicas na formação de professores.