Loading...
16 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 16
- Análise matemática em realidade aumentada : observação em sala de aulaPublication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturRegisto fotográfico de uma implementação de conteúdos 3D, criados em realidade aumentada, numa aula de análise matemática, com estudantes de engenharia do Instituto Politécnico de Leiria. Recurso educacional produzido no âmbito de uma tese de doutoramento em educação, na especialidade de educação a distância e elearning. Projeto de investigação desenvolvido no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta, com o apoio do CDRsp, Center for Rapid and Sustainable Product Development - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Instituto Politécnico de Leiria.
- Análise matemática em realidade aumentada : observação em sala de aulaPublication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturRegisto fotográfico de uma implementação de conteúdos 3D, criados em realidade aumentada, numa aula de análise matemática, com estudantes de engenharia do Instituto Politécnico de Leiria. Recurso educacional produzido no âmbito de uma tese de doutoramento em educação, na especialidade de educação a distância e elearning. Projeto de investigação desenvolvido no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta, com o apoio do CDRsp, Center for Rapid and Sustainable Product Development - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Instituto Politécnico de Leiria.
- Análise matemática em realidade aumentada : observação em sala de aulaPublication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturRegisto fotográfico de uma implementação de conteúdos 3D, criados em realidade aumentada, numa aula de análise matemática, com estudantes de engenharia do Instituto Politécnico de Leiria. Recurso educacional produzido no âmbito de uma tese de doutoramento em educação, na especialidade de educação a distância e elearning. Projeto de investigação desenvolvido no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta, com o apoio do CDRsp, Center for Rapid and Sustainable Product Development - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Instituto Politécnico de Leiria.
- Análise matemática em realidade aumentada : observação em sala de aulaPublication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturRegisto fotográfico de uma implementação de conteúdos 3D, criados em realidade aumentada, numa aula de análise matemática, com estudantes de engenharia do Instituto Politécnico de Leiria. Recurso educacional produzido no âmbito de uma tese de doutoramento em educação, na especialidade de educação a distância e elearning. Projeto de investigação desenvolvido no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta, com o apoio do CDRsp, Center for Rapid and Sustainable Product Development - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Instituto Politécnico de Leiria.
- Augmented reality: an enhancer for higher education students in math's learning?Publication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturIn this text, we intend to answer to the following question: is Augmented Reality an enhancer for Higher Education students in math’s learning? For this purpose, we define augmented reality and present a state of the art mapped mainly by studies that focus AR in educational contexts. We also describe our research, including methodological aspects in data collection and the creation of 3D contents in AR. Then, we synthesize the analysis of some preliminary data, briefly presenting perceptions and practices of students in math’s learning with AR contents. Finally, we conclude that the challenges that are nowadays put to teaching methods, acquisition and subsequent knowledge consolidation may be met, to some extent, by the application of available technologies. These, in turn, should enhance a more complete understanding of contents, leading to knowledge endogenization and also to the internalization of more sustained competencies. Among those technologies, we highlight augmented reality since it can encourage motivation, comprehension and a higher involvement with the contents to be learned. Thus, it may increase the use of information and the access to knowledge, improving digital and info-inclusion.
- Análise matemática em realidade aumentada : caderno de apoio a aulas teórico-práticasPublication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturManual “Análise matemática em realidade aumentada: caderno de apoio a aulas teórico-práticas”. Recurso educacional produzido no âmbito de uma tese de doutoramento em educação, na especialidade de educação a distância e elearning. Projeto de investigação desenvolvido no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta, com o apoio do CDRsp, Center for Rapid and Sustainable Product Development - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Instituto Politécnico de Leiria.
- Análise matemática em realidade aumentada : observação em sala de aulaPublication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturRegisto fotográfico de uma implementação de conteúdos 3D, criados em realidade aumentada, numa aula de análise matemática, com estudantes de engenharia do Instituto Politécnico de Leiria. Recurso educacional produzido no âmbito de uma tese de doutoramento em educação, na especialidade de educação a distância e elearning. Projeto de investigação desenvolvido no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta, com o apoio do CDRsp, Center for Rapid and Sustainable Product Development - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Instituto Politécnico de Leiria.
- As tecnologias tridimensionais como contributo para a aprendizagem da matemática no ensino superiorPublication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturNa presente investigação conjugam-se três alicerces da atualidade, a aprendizagem da matemática, o ensino superior e as tecnologias, nomeadamente as tridimensionais, e em particular a realidade aumentada. Estes são domínios ainda pouco analisados, incluindo em Portugal. Assim, procurou-se contribuir para estas áreas de conhecimento com a finalidade de problematizar o papel das tecnologias tridimensionais no ensino e na aprendizagem da Matemática. Metodologicamente optou-se pelo Design-Based Research, numa abordagem mista (quantitativa e qualitativa), de índole descritiva. Os instrumentos de recolha de dados incluem, além de grelhas de observação participante, inquéritos previamente validados e testados, o que permite triangular os dados obtidos. O inquérito por entrevista foi aplicado a docentes de Análise Matemática e o inquérito por questionário disponibilizado online a estudantes de Engenharia do Instituto Politécnico de Leiria. Como resultados, salienta-se o facto de a implementação destas tecnologias tridimensionais permitir aos estudantes alcançar a autonomia necessária para que possam apreender conceitos mais abstratos, quer em sala de aula, quer recorrendo a uma plataforma online, onde os conteúdos 3D criados em Realidade Aumentada foram disponibilizados. Constata-se ainda uma clara recetividade por parte dos estudantes em integrar dispositivos móveis nas aulas, para recorrer àquele tipo de conteúdos. De igual modo, os docentes inquiridos revelam abertura para usar as tecnologias tridimensionais, embora não o façam devido a limitações como o tempo, a extensão do programa, o número excessivo de estudantes em sala de aula, e o próprio desconhecimento sobre as mesmas. Em suma, e também porque neste estudo confirmámos a nossa convicção de que o papel das tecnologias tridimensionais é significativo e relevante, continuaremos a recorrer à realidade aumentada como contributo para uma melhor e mais motivadora aprendizagem da matemática.
- Análise matemática em realidade aumentada : observação em sala de aulaPublication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturRegisto fotográfico de uma implementação de conteúdos 3D, criados em realidade aumentada, numa aula de análise matemática, com estudantes de engenharia do Instituto Politécnico de Leiria. Recurso educacional produzido no âmbito de uma tese de doutoramento em educação, na especialidade de educação a distância e elearning. Projeto de investigação desenvolvido no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta, com o apoio do CDRsp, Center for Rapid and Sustainable Product Development - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Instituto Politécnico de Leiria.
- Análise matemática em realidade aumentada : observação em sala de aulaPublication . Coimbra, Teresa; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mateus, ArturRegisto fotográfico de uma implementação de conteúdos 3D, criados em realidade aumentada, numa aula de análise matemática, com estudantes de engenharia do Instituto Politécnico de Leiria. Recurso educacional produzido no âmbito de uma tese de doutoramento em educação, na especialidade de educação a distância e elearning. Projeto de investigação desenvolvido no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta, com o apoio do CDRsp, Center for Rapid and Sustainable Product Development - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Instituto Politécnico de Leiria.