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  • Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados
    Publication . Henriques, Susana; Neves, Claudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Ramos, Maria do Rosário
    Quem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância ? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade ? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb ? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também, de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional.
  • Estudar na Universidade Aberta: perfis, experiências e percursos d@s licenciad@s (2011-2020)
    Publication . Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, Susana
    A presente publicação sistematiza os resultados obtidos em sucessivas edições do questionário aos licenciados da Universidade Aberta, abrangendo: os perfis sociodemográficos; as motivações, condições de estudo e resultados académicos; o grau de satisfação e balanço de competências; os impactos da licenciatura na vida profissional; e, por fim, os percursos académicos e projetos de futuro após a licenciatura. A análise agregada das três edições do questionário, levadas a cabo em 2015, 2018 e 2020, permite assim abarcar amostras representativas dos licenciados na instituição entre 2011 e 2018, sendo possível constatar muitos aspetos comuns e que constituem marcas da instituição, assim como algumas variações entre áreas de estudo e evoluções ao longo da última década.