Loading...
8 results
Search Results
Now showing 1 - 8 of 8
- Migrações e refugiados: conversa com Hendi: ZaytounaPublication . Cordeiro, Ana Paula; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eReflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.
- Redes sociais, migrações e transnacionalismoPublication . Cordeiro, Ana Paula
- Migrações e refugiados: perspectivas do serviço socialPublication . Albuquerque, Rosana; Cordeiro, Ana Paula; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eAtualmente estima-se que haja mais de 65 milhões de migrantes forçados, entre os mais de 21 milhões são refugiados. Em 2015, cerca de um milhão de refugiados dirigiu-se para a Europa - situação que ficou conhecida como a maior crise humanitária, depois da II Grande Guerra. O domínio destas matérias permitirá um conhecimento mais reflexivo e uma atuação mais informada sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Paralelamente, serão debatidas algumas problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados – procurando desconstruir representações estereotipadas. O curso destina-se a tod@s que, por motivos profissionais ou académicos, desejam saber mais sobre o tema e, em particular, aprofundar o contributo que cada área das ciências sociais pode dar, nos planos teórico e aplicado.
- Migrações e refugiados: entrevista a Francisca Gorjão Henriques: Pão a PãoPublication . Cordeiro, Ana Paula; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eReflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.
- Migrações e refugiados: perspetivas teóricas e aplicadas das ciências sociaisPublication . Cordeiro, Ana Paula; Vieira, Cristina Pereira; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eAtualmente estima-se que haja mais de 65 milhões de migrantes forçados, entre os mais de 21 milhões são refugiados. Em 2015, cerca de um milhão de refugiados dirigiu-se para a Europa - situação que ficou conhecida como a maior crise humanitária, depois da II Grande Guerra. O domínio destas matérias permitirá um conhecimento mais reflexivo e uma atuação mais informada sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Paralelamente, serão debatidas algumas problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados – procurando desconstruir representações estereotipadas.
- Imigrantes, minorias étnicas e autarquias : intervenção e omissões : práticas políticas no Município da AmadoraPublication . Cordeiro, Ana Paula; Guerra, Isabel; Rocha-Trindade, Maria BeatrizO trabalho de investigação que suportou a realização da tese de doutoramento em referência teve como principal objetivo analisar e interpretar a ação do poder autárquico direcionada a imigrantes e minorias étnicas em situação de desfavorecimento ou exclusão social, constituindo as práticas políticas implementadas pelo município da Amadora, entre 1979 e 2004, o seu objeto de estudo específico. O enquadramento teórico da pesquisa resultou da confluência e articulação de três parâmetros conceptuais fundamentais: imigração, Estado e integração. O primeiro, a imigração, foi observado na sua dimensão política, como fenómeno que cativa e mobiliza a atenção dos atores políticos, transformando-se em objeto particular da sua ação. O segundo, o Estado, foi considerado na sua dimensão subnacional, muito embora se tomem em linha de conta as relações que estabelece com os planos nacional e internacional do Estado, nos quais se definem, em larga medida, as potencialidades e limitações da sua ação. O terceiro, a integração, foi encarado também na vertente política, como conjunto de ações e omissões intencionalmente levadas a efeito por uma autoridade investida de poder público e legitimidade governamental, com a finalidade de proporcionar aos imigrantes e minorias étnicas as condições necessárias à sua participação nos vários domínios da esfera pública. O modelo de análise adotado no presente estudo centrou-se na identificação e caracterização do tipo de processos executivos das práticas políticas (top-down ou bottom-up), bem como nas lógicas de implementação que lhe estão subjacentes (territorialização ou desterritorialização). No intuito de conferir utilidade a este modelo foram estudadas as práticas políticas implementadas nos domínios da habitação, educação, saúde, cidadania, emprego e formação profissional.
- Estágios em Serviço SocialPublication . Cordeiro, Ana Paula; Antunes, Elisa; Ribeiro, TeresaEstágios em Serviço Social, da Licenciatura em Ciências Sociais, do Departamento de Ciências Sociais e Políticas (DCSP), da Universidade Aberta (UAb). Participação dos professores Hermano Carmo, coordenador da Área de Serviço Social, da UAb e de Ana Paula Cordeiro, coordenadora de Estágios em Serviço Social, da UAb. Depoimentos de Clotilde Valente, Rui Clemente, Maria João Freitas e Clotilde Santos, licenciados em Ciências Sociais-Serviço Social, pela UAb, de António Paixão e Rosa Gonçalves, Estagiários de Ciências Sociais-Serviço Social, de Teresa Chaves, diretora da Cáritas Diocesana de Beja, de Francisco José Guedes Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, de Ana Maria Faria, orientadora de Estágio, da Câmara Municipal de Lousada, de José Valente Guerra, diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Beja, de Joaquim Baptista da Fonseca, diretor do Centro de Saúde de Santa Marta de Penaguião, de Maria Olinda Correia, diretora da Santa Casa Misericórdia Vale Cambra e de Sónia Pinto, orientadora de Estágio do Centro de Saúde de Santa Marta de Penaguião.
- Migrações e refugiados: entrevista a RafatPublication . Cordeiro, Ana Paula; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eReflexão sobre a situação das migrações forçadas e refugiados no mundo. Análise de problemáticas que atravessam a complexa e paradoxal realidade das migrações forçadas e refugiados procurando desconstruir representações estereotipadas.