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- Avaliação da acessibilidade aos parques urbanos de Coimbra para três modos de transportePublication . Pais, Filipe; Sousa, Nuno; Rodrigues, João Coutinho; Jesus, Eduardo NatividadeOs parques urbanos são um dos principais equipamentos de lazer, com impacte benéfico na qualidade de vida dos habitantes das cidades. Nesta pesquisa apresenta-se um estudo de acessibilidade aos parques urbanos da cidade de Coimbra, Portugal. Foi considerado o tipo de entrada nestes espaços: ponto, múltiplos pontos ou poligonal contínuo, e três modos de transporte: pedonal, bicicleta e automóvel. A acessibilidade foi calculada de acordo com a definição clássica de acessibilidade como desutilidade e função da impedância entre origens (pontos na malha urbana) e destinos (entradas nos parques). A função de impedância escolhida foi a log-logística e os cálculos foram efetuados no sistema de informação geográfica ArcGIS. Os resultados, apresentados sob a forma de mapas de probabilidade de realização da viagem por cada um dos modos considerados, revelam que apenas as zonas mais centrais da cidade estão bem servidas pelos modos ativos.
- Bike-index: um índice de acessibilidade urbana para a bicicletaPublication . Jesus, Eduardo Natividade; Sousa, Nuno; Rêgo, Rita; Rodrigues, João CoutinhoApresenta-se neste trabalho um índice para avaliar a acessibilidade de uma cidade relativamente ao modo de transporte bicicleta. Este é um modo de transporte ativo e flexível, competitivo para distâncias curtas e com vantagens para o ambiente, economia e saúde, reconhecido pelos decisores políticos como fundamental para um desenvolvimento urbano mais sustentável. A metodologia proposta baseia-se em três princípios fundamentais: acessibilidade como impedância entre origens e destinos, esforço metabólico como medida dessa impedância e expressão da acessibilidade como um valor numérico – Bike-index – para cada origem. A metodologia é aplicada à cidade de Coimbra, Portugal, recorrendo a um sistema de informação geográfica. São obtidas três variantes de bike-index para Coimbra, que revelam que a acessibilidade está dependente não só centralidade das origens, mas também do relevo, que penaliza zonas de encosta e planaltos mal servidos de equipamentos urbanos.
- Bike-Index: um índice de acessibilidade velocípede recorrendo a programação em ambiente SIGPublication . Sousa, Nuno; Jesus, Eduardo Natividade; Rodrigues, João CoutinhoUm índice de acessibilidade velocípede – Bike-Index – é apresentado, baseado no esforço metabólico do ciclista como medida da impedância entre origens e destinos e nas limitações impostas por esse esforço. Adequado para estudar a acessibilidade velocípede em cidades declivosas, o Bike-Index requer um Sistema de Informação Geográfica e a programação de scripts nesse ambiente. A metodologia de cálculo é apresentada e aplicada a um caso-deestudo, a cidade de Coimbra, Portugal, e os resultados revelam que a acessibilidade está dependente tanto da centralidade como do relevo, sendo que este penaliza zonas de encosta e planaltos mal servidos de equipamentos urbanos.