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Abstract(s)
Apresenta-se neste trabalho um índice para avaliar a acessibilidade de uma cidade relativamente ao modo de transporte bicicleta. Este é um modo de transporte ativo e flexível, competitivo para distâncias curtas e com vantagens para o ambiente, economia e saúde, reconhecido pelos decisores políticos como fundamental para um desenvolvimento urbano mais sustentável. A metodologia proposta baseia-se em três princípios fundamentais: acessibilidade como impedância entre origens e destinos, esforço metabólico como medida dessa impedância e expressão da acessibilidade como um valor numérico – Bike-index – para cada origem. A metodologia é aplicada à cidade de Coimbra, Portugal, recorrendo a um sistema de informação geográfica. São obtidas três variantes de bike-index para Coimbra, que revelam que a acessibilidade está dependente não só centralidade das origens, mas também do relevo, que penaliza zonas de encosta e planaltos mal servidos de equipamentos urbanos.
Description
Congresso realizado em Coimbra de 24-26 de outubro de 2018.
Keywords
Modo velocípede Acessibilidade ativa Sistemas de informação geográfica Estudo de casos
Citation
Publisher
Universidade de Coimbra, Departamento de Engenharia Civil, FCTUC