Browsing by Issue Date, starting with "2018-10-26"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Metodologia multicritério para avaliação da adequabilidade da infraestrutura viária urbana à bicicletaPublication . Monteiro, João Pedro Medina; Sousa, Nuno; Rodrigues, João Coutinho; Jesus, Eduardo NatividadeA bicicleta é um modo de transporte promissor para a mobilidade em contexto urbano devido aos seus múltiplos benefícios, por comparação com os transportes motorizados. Para além de ser um modo de transporte competitivo para distâncias até 5 km e livre de emissões, tem também benefícios para a saúde do utilizador e custos sócioeconómicos e infraestruturais reduzidos. Apresenta-se neste trabalho uma metodologia de análise multicritério para avaliar a adequação da rede viária pré-existente à circulação de bicicletas, focada essencialmente em aspetos de conforto e segurança, e tendo em vista o subsequente melhoramento das condições de ciclabilidade. A metodologia é aplicada a um caso de estudo, a zona central da cidade de Coimbra, Portugal, e os resultados mostram uma baixa adequabilidade geral da rede viária e consequente necessidade de intervenções de fundo para se conseguir um maior recurso a este modo ativo.
- Bike-index: um índice de acessibilidade urbana para a bicicletaPublication . Jesus, Eduardo Natividade; Sousa, Nuno; Rêgo, Rita; Rodrigues, João CoutinhoApresenta-se neste trabalho um índice para avaliar a acessibilidade de uma cidade relativamente ao modo de transporte bicicleta. Este é um modo de transporte ativo e flexível, competitivo para distâncias curtas e com vantagens para o ambiente, economia e saúde, reconhecido pelos decisores políticos como fundamental para um desenvolvimento urbano mais sustentável. A metodologia proposta baseia-se em três princípios fundamentais: acessibilidade como impedância entre origens e destinos, esforço metabólico como medida dessa impedância e expressão da acessibilidade como um valor numérico – Bike-index – para cada origem. A metodologia é aplicada à cidade de Coimbra, Portugal, recorrendo a um sistema de informação geográfica. São obtidas três variantes de bike-index para Coimbra, que revelam que a acessibilidade está dependente não só centralidade das origens, mas também do relevo, que penaliza zonas de encosta e planaltos mal servidos de equipamentos urbanos.
- Planeamento multiobjetivo em projetos de renovação da ferroviaPublication . Sousa, Nuno; Almeida, Luís Alçada; Rodrigues, João CoutinhoO transporte ferroviário é visto como um modo de transporte promissor dos pontos de vista económico, energético e ambiental. No entanto, a ferrovia mundial necessita de intervenções de fundo, uma vez que a competição com o transporte rodoviário levou a falta de investimento nestas infraestruturas no século XX. Apresenta-se aqui um modelo multiobjetivo para o planeamento de renovações na rede ferroviária, atendendo a: distribuição equitativa do investimento pelos anos de projeto, minimização do custo total e minimização dos adiamentos de obras prioritárias. O modelo obedece a restrições operacionais, que visam limitar atrasos à circulação, e adequa-se a renovações que não requeiram fecho de linhas. O modelo é aplicado a um caso de estudo e os resultados mostram um considerável trade-off entre os objetivos de distribuição equitativa do investimento e adiamentos de obras prioritárias. Já o custo total só é relevante para redes muito degradadas.
- Avaliação multicritério de infraestruturas pedonais: um estudo à escala de uma cidadePublication . Pais, Filipe; Sousa, Nuno; Rodrigues, João Coutinho; Jesus, Eduardo NatividadeOs passeios são o suporte urbano do modo de transporte pedonal, um modo importante tanto por si só como pelo facto de praticamente toda a viagem em cidade conter uma componente pedonal. É assim crucial para os decisores municipais avaliar e monitorizar o estado destas infraestruturas. Este trabalho aplica uma metodologia multicritério para avaliação da qualidade dos passeios a um caso de estudo de dimensão média, a cidade de Coimbra, Portugal. A avaliação é feita com vista ao posterior melhoramento dos passeios, pelo que considera apenas critérios intervencionáveis pelas autoridades municipais, e foi desenvolvida para permitir um levantamento expedito e escalável, mesmo com escassos recursos humanos à disposição para a recolha de dados. O caso de estudo comprova a escalabilidade da metodologia e os resultados revelam uma disparidade muito significativa de qualidade entre os passeios analisados, mesmo dentro da mesma área geográfica.
- Metodologia biobjetivo para reparação de infraestruturas com múltiplos componentesPublication . Sousa, Nuno; Almeida, Luís Alçada; Rodrigues, João CoutinhoAções de manutenção em sistemas de infraestruturas deparam-se frequentemente com o problema de decidir se uma dada ação deve ser completa ou se uma reparação parcial é suficiente para o caso em questão. A presente pesquisa apresenta um modelo biobjetivo de apoio à decisão para o planeamento da manutenção a longo prazo dos sistemas de infraestruturas, que otimiza a escolha entre reparações parciais, completas ou nenhuma ação a tomar, tomando em consideração aspetos socioeconómicos e descontos por atacado. Os objetivos considerados são a minimização do custo de reparação e maximização dos benefícios trazidos aos utilizadores. O modelo foi testado num caso de estudo 23 passeios e comparado com duas políticas de reparação mais simples, de permitir apenas reparações parciais ou completas, tendo os resultados mostrado que os ganhos de eficiência da política mista ditada pelo modelo são mais significativos na região de orçamento médio-baixo.
- Metodologia de análise de acessibilidade e atratividade dos equipamentos turísticos da zona centro de PortugalPublication . Almeida, Arminda; Pereira, Mariana Oliveira; Sousa, Nuno; Rodrigues, João CoutinhoO turismo em Portugal tem vindo a crescer, sendo fundamental para a economia do país. Este crescimento depende da existência de atrações turísticas e de infraestruturas de transporte para as aceder. Sendo certo que sem atrações não existe turismo, estas apenas podem ser visitadas se as infraestruturas permitirem aos turistas viagens rápidas e cómodas. Baseado nestas duas facetas, o presente trabalho apresenta uma metodologia de análise das atrações turísticas na região centro de Portugal. Para tal, avaliou-se a atratividade de uma forma sistemática e a acessibilidade pela determinação de impedâncias origens-destino. De seguida, aplicou-se o método multicritério de análise de dominância para definir conjuntos de atrações com diferentes níveis de dominância (frentes de Pareto). No final averigua-se quais as regiões que mais beneficiariam com o desenvolvimento das infraestruturas de transporte para o seu complemento com a atividade turística.