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- Manuais escolares de português: cenários didáticos de educação literária a partir das metas curricularesPublication . Silva, Ana Isabel; Balula, João Paulo; Matos, Isabel Aires de; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Melão, DulceA relação entre Literatura e Língua tem vindo a ser reconstruída nos diferentes documentos reguladores da ação docente. Esta alteração, impulsionada pelo documento Metas Curriculares de Português (MCP) para o Ensino Básico, influenciou os manuais escolares entretanto reformulados e avaliados. Neste artigo discutimos: (1) o impacto do domínio da Educação Literária (EL) definido pelas MCP na organização de onze manuais de Português do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), de seis editoras diferentes; (2) as repercussões da aplicação do corpus literário na operacionalização dos domínios da Oralidade, Leitura, Escrita e Gramática. Nesta análise, confrontamos manuais adaptados e não adaptados às MCP, o que nos permite concluir que o domínio da EL tem pouco impacto na macroestrutura dos manuais, mas repercussões significativas nos cenários didáticos associados à exploração dos outros domínios, devido ao corpus literário prescrito, motivando reflexões sobre o papel do texto literário num manual de Português.
- Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketingPublication . Antunes, Maria José; Amante, Susana; Dygała, Magdalena; Gökçe, İlkayNo âmbito do projeto ‘Stepping up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while Fighting the Outbreak of Covid-19’ foram desenvolvidas várias atividades com alunos do 1º ano do curso de licenciatura em Marketing do Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal. O projeto resulta de uma colaboração internacional com alunos do ensino superior de Radom, na Polónia, teve a duração de um semestre letivo e o seu principal objetivo foi o de dotar os alunos da licenciatura em Marketing de ferramentas linguísticas que permitam melhorar o seu desempenho profissional uma vez no mercado de trabalho. Uma das atividades solicitadas foi a elaboração de um vídeo. Cada grupo de alunos selecionou uma empresa portuguesa/polaca/turca e recolheu informação acerca da mesma. Os tópicos abordados foram vários, quais os produtos que comercializa, qual a sua vantagem competitiva, entre outros, sendo que o foco central foi dado às estratégias que estas empresas adotaram para fazer face à pandemia que assola o mundo. Posteriormente, cada grupo elaborou um vídeo com a informação recolhida. Uma das principais conclusões do estudo foi a de que o recurso à aprendizagem por projeto fazendo uso das novas tecnologias torna a aprendizagem mais motivadora e que esta cooperação quebrou fronteiras.