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- A comunidade e o processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da intervenção precocePublication . Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Pimentel, Júlia; Matos, Cátia; Marques, JoanaTranscendendo as dimensões criança, família, recursos e serviços prestados, o Projecto “O processo de construção de boas práticas” consubstanciou a Intervenção Precoce (I.P.) numa perspectiva ecológica, envolvendo parcerias sociais que se co-responsabilizaram para definir, financiar e acompanhar este projecto ao longo de três anos. Assegurado o pleno funcionamento de uma equipa de I.P., foram eliminadas as necessidades expressas e procedeu-se a um estudo avaliativo específico e intrínseco ao Projecto. As práticas inclusivas em intervenção precoce foram apropriadas como responsabilidade comunitária e social, num processo dinâmico de Investigação-Acção que, findo o Projecto, garantiu a continuidade de respostas entretanto proporcionadas. O impacto do Projecto manifestou-se muito positivo, no desenvolvimento da equipa de I.P., nos seus aspectos organizativos e de funcionamento, na sua relação com a comunidade de pertença e com as crianças e famílias, em particular. As conclusões e produções do Projecto constituem uma mais valia para a Intervenção Precoce em Portugal. Abstract The research/action project “Early Intervention: the process of building and implementing good practices”, in a resource-based approach and within an ecological framework, ensured that all community resources and partners were involved in finding, implementing and developing adequate responses to meet the needs of children and families. After the financial and human resources needs of the EI team were responded, an evaluation study was carried on during the 3 years of the project. Inclusive practices in Early Intervention were felt as part of community responsibility and, within a dynamic research/action process, some of the EI projects and responses that had been implemented with project funding could be continued through community funding. The research/action project had a positive impact on the development of the EI team under evaluation, not only on its internal organization and functioning but also on its relation with the community structures and support to children and families. Its results and products are a valuable contribution to Portuguese Early Intervention programs.
- E quando atendemos crianças... diferentes: como podem os profissionais orientar as famílias com criança com deficiênciaPublication . Gronita, Joaquim; Pimental, Júlia; Matos, Cátia; Bernardo, Ana Cristina; Marques, JoanaAs crianças que se desenvolvem de uma forma harmoniosa e saudável são o melhor garante de futuro para qualquer sociedade. Porém, a pobreza, a exclusão social, a violência e tantos outros fenómenos com um forte impacto negativo no respeito pelos mais fundamentais direitos das crianças encontram nelas ainda uma grande vulnerabilidade apesar de todos os instrumentos legais e sociais que foram sendo criados para sua protecção. Continuam, ainda hoje, a ser muito impressionantes e reveladores da nossa incapacidade de cuidar dos mais novos os números relativos a crianças vítimas ou em risco de negligência, maus tratos ou abandono. Por tudo isto, a Fundação Calouste Gulbenkian, desde a sua criação, tem apoiado instituições, projectos e iniciativas que promovem o desenvolvimento equilibrado das crianças, muito particularmente daquelas que, por força das circunstâncias, se encontram em situações de maior vulnerabilidade ou em risco de exclusão. É o caso das crianças em risco de atraso de desenvolvimento, portadoras de deficiência, ou com necessidades educativas especiais. Geralmente as suas famílias vivem sentimentos de decepção, isolamento social, stress, frustração e desespero. Para ajudar estas crianças a superarem ou diminuírem as limitações que resultam dos atrasos de desenvolvimento é recomendado que se inicie, tão cedo quanto possível, uma intervenção multidisciplinar que inclua a prestação de serviços educativos, terapêuticos e sociais a estas crianças e às suas famílias. Foi neste quadro que a Fundação apoiou, ao longo de três anos, a realização, no concelho de Sesimbra, do projecto-piloto Intervenção Precoce – O Processo de Construção de Boas Práticas, para apoiar as crianças dos 0 aos 6 anos com deficiência ou atraso de desenvolvimento e suas famílias. O projecto foi executado pela Cercizimbra e coordenado pela Cooperativa TorreGuia tendo os respectivos resultados sido validados por uma avaliação independente realizada pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Como corolário de todo o trabalho e reflexão desenvolvidos no quadro do projecto, a Fundação decidiu apoiar a divulgação de informação relevante e de recomendações destinadas às famílias destas crianças e aos profissionais que com elas interagem. Esta brochura “E quando atendemos crianças diferentes” que agora publicamos foi preparada para dar resposta e orientação aos profissionais que na sua actividade se deparam com crianças com necessidades de acompanhamento especial.Damos, desta forma, continuidade a uma linha iniciada com a publicação da brochura “Os Nossos Filhos São Diferentes” dirigida aos Pais, contribuindo para disponibilizar informação necessária às famílias e aos profissionais para os ajudar a identificar, o mais precocemente possível, sinais de atrasos de desenvolvimento nas crianças e a poderem encaminhá-las para os Serviços competentes. Dado o interesse que esta brochura tem suscitado, a Fundação Calouste Gulbenkian toma agora a iniciativa de a reeditar e distribuir pelos profissionais que atuam nesta área. Cabe-nos agradecer à Professora Júlia Serpa Pimentel pelo papel fundamental que tem tido na divulgação destes materiais. Isabel Mota Administradora - Fundação Calouste Gulbenkian
- Os nossos filhos são… diferentes: como podem os pais lidar com uma criança com deficiênciaPublication . Gronita, Joaquim; Pimentel, Júlia; Bernardo, Ana Cristina; Matos, Cátia; Marques, JoanaAs problemáticas ligadas às crianças e aos jovens têm vindo, cada vez mais, a assumir um carácter prioritário na actuação da Fundação Calouste Gulbenkian, que pretende contribuir para promover o desenvolvimento equilibrado das crianças, sobretudo daquelas que se encontram em situações de risco social e pessoal. Assim, a intervenção através de projectos-piloto inovadores, estruturantes e identificadores de boas práticas tem ganho expressão, pretendendo-se, desta forma, encontrar novas e melhores respostas para as necessidades sociais, que sejam replicáveis noutros contextos. O projecto Intervenção Precoce – O Processo de Construção de Boas Práticas, desenvolvido no concelho de Sesimbra, foi um projecto-piloto que procurou melhorar e alargar a resposta às necessidades de famílias com crianças com deficiência ou em situação de risco. Os resultados alcançados ao fim de três anos, validados por uma avaliação independente, indicam que o reforço de capacidade e de qualidade dos serviços prestados pela equipa de intervenção precoce viabilizaram uma actuação mais atempada e em rede com os vários intervenientes: famílias, unidades de saúde, estabelecimentos de ensino e organizações de solidariedade social. Trata-se pois de uma prática aconselhável para facilitar a integração e o desenvolvimento destas crianças. Esta brochura foi concebida em 2009 para informar as famílias, tendo sido distribuída pelos serviços de saúde nacionais e pelos centros de intervenção precoce espalhados por todo o país. O interesse manifestado pelos pais e o reconhecimento da utilidade desta ferramenta por parte dos profissionais que acompanham as crianças, levam-nos a publicá-la pela terceira vez em 2016. Cabe-nos agradecer à Professora Júlia Serpa Pimentel pelo papel fundamental que tem tido na divulgação destes materiais. Isabel Mota - Administradora Fundação - Calouste Gulbenkian
- A avaliação de um programa de intervenção precoce: contributo para a melhoria das práticas inclusivasPublication . Pimentel, Júlia; Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Matos, Cátia; Marques, JoanaCom o estudo avaliativo do Projecto de investigação/acção “O processo de construção de boas práticas”, delineado em simultâneo com o próprio projecto, pretendia-se recolher e analisar dados relativos às práticas implementadas por uma equipa de Intervenção Precoce (IP) a nível da comunidade, família, criança, serviço e programa, ao longo de três anos, comparando-as com as que são internacionalmente recomendadas. A partilha inicial dos objectivos do estudo com a equipa avaliada e a devolução de alguns resultados parcelares poderão ter contribuído para uma melhor organização do programa de IP, dos procedimentos de avaliação/intervenção, dos instrumentos utilizados e da informação prestada às famílias, constituindo-se como factor de mudança e promoção da qualidade, originando redefinição de objectivos e prioridades para o planeamento de actividades da equipa/programa avaliado. Os resultados obtidos permitem identificar modelos, procedimentos e respostas que assegurem a plena inclusão das crianças em idade pré-escolar e suas famílias na vida da comunidade. Abstract The evaluation study on the research/action project “Early Intervention: the process of building and implementing good practices”, the research team aimed at gathering and analyzing data concerning the implemented practices of an Early Intervention (EI) team within Community, family, child, service and program and to compare them to international recommended practices. Sharing the evaluation plan and first results with the EI team under evaluation seems to have contributed to a better organization of the EI program, namely assessment and intervention process and instruments and the amount and quality of information shared with families and was, in itself a contribution to the change and improvement of EI team, and redefinition of goals and priorities of the program under evaluation. The results of the project and of the evaluation study enabled the team to identify models and procedures that will improve full inclusion for pre-school with special educational needs and their families.
- Relações interpessoais em famílias com crianças prquenas: práticas em intervenção precocePublication . Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Marques, Joana; Matos, CátiaAo longo de três anos, este estudo pretende, analisar o trabalho que está a ser implementado num serviço de intervenção precoce, tendo em conta a sua muldimensionalidade, o que implicou a definição de diversos objectivos que incidem nos diferentes participantes (profissionais, famílias e crianças). Face aos diferentes objectivos delineados, importou definir diferentes métodos, instrumentos e participantes. Pretende-se partilhar resultados parciais que têm constituído orientações para a formação em serviço, para a definição de directrizes políticas do Serviço e, consequentemente, para o processo de construção de práticas recomendadas, dando especial relevo às relações interpessoais na famílias e desta com os profissionais. Com estes resultados, proceder-se-á a uma breve caracterização do modelo teórico e organizacional do Serviço e da equipa; à sua análise comparativa com as práticas recomendadas em Intervenção Precoce; à análise da auto-avaliação dos profissionais do serviço, assim como da integração destes resultados na dinâmica e planificação da equipa; à explanação da análise documental efectuada; ao estudo das percepções dos profissionais e dos principais prestadores de cuidados às crianças relativamente aos serviços prestados e a sua confrontação com as práticas recomendadas; à explanação das expectativas face ao serviço, por parte das famílias que iniciaram o atendimento e o grau de satisfação dos serviços recebidos, pelas famílias que deixaram o programa; por último, serão partilhados os resultado da análise dos PIAF. Em suma, pretende-se partilhar os resultados e identificar procedimentos que facilitam as relações interpessoais na construção de um modelo de intervenção precoce, adaptado à realidade Portuguesa.
- Intervenção precoce: o processo de construção de boas práticas: relatório finalPublication . Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana Cristina; Marques, Joana; Matos, Cátia; Pimentel, JúliaO projeto apresentado neste texto focaliza-se no Serviço Técnico de Intervenção Precoce, da Cercizimbra e visa a promoção e a identificação de boas práticas em IPI, assim como o estudo do seu processo de construção. A focalização num único serviço permitirá um grau de investimento e aprofundamento mais intenso e pormenorizado daquelas práticas. O presente relatório discriminará, na íntegra, as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto Intervenção Precoce – O Processo de Construção de Boas Práticas desde o último trimestre de 2005 até Setembro de 2008. Numa primeira parte – O processo de construção de boas práticas: da implementação ao impacto do projeto no STIP –, após uma breve contextualização teórica do projeto, faz-se a caracterização da Entidade Promotora e Parcerias, assim como do Serviço Técnico de Intervenção Precoce (STIP). Nesta primeira parte, são ainda definidos os objetivos gerais e específicos do projeto, os aspetos metodológicos da sua implementação e o impacto que o projeto teve no STIP. Na segunda parte – Estudo de avaliação do Serviço de Intervenção Precoce (STIP) da Cercizimbra – após a definição dos objetivos e questões gerais de investigação, apresenta-se o método, caracterizando-se o local e equipa do estudo avaliativo e os participantes das diversas fases, os instrumentos utilizados e os procedimentos de implementação do estudo. Após a apresentação e análise dos dados, faz-se a sua discussão, terminando com algumas conclusões do estudo avaliativo relativamente às perceções dos profissionais do STIP, das famílias atendidas e da comunidade, bem como às práticas observadas. Na terceira parte apresentam-se as conclusões gerais do projeto, salientando-se o seu impacto geral e, no seu âmbito, algumas práticas recomendadas em IPI adaptadas à realidade Portuguesa.
- O processo de construção de boas práticasPublication . Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Marques, Joana; Matos, CátiaApresenta-se o design do processo de selecção, recolha e interpretação de informação que permite emitir juízos ou tomar decisões, com vista a identificar procedimentos e respostas de qualidade e adequados à realidade portuguesa e às características da população atendida, analisando a acção efectiva de uma equipa de I.P. e identificando os seus procedimentos. Os objectivos traçados, implicaram diferentes métodos, instrumentos e participantes. São partilhados os primeiros resultados que contribuem para a definição de directrizes políticas e medidas de gestão eficazes neste domínio de intervenção.
- A percepção das famílias no processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da intervenção precocePublication . Matos, Cátia; Gronita, Joaquim; Bernardo, Ana; Marques, Joana; Pimentel, JúliaEste projecto de investigação “O processo de construção de boas práticas” teve como meta, o estudo das práticas implementadas por uma equipa de intervenção precoce (IP) ao nível da comunidade, família, criança, serviço e programa. As práticas internacionais evidenciam o papel predominante da família em IP, reforçando o trabalho centrado na família, sendo adaptado e específico a cada uma. Um dos objectivos do estudo era compreender como é que as famílias percepcionam o atendimento e a equipa de IP. Assim foram utilizados dois instrumentos, o questionário de expectativas e o questionário de satisfação das famílias, aplicados em dois momentos distintos, o primeiro no inicio do atendimento e o segundo no final do mesmo. Estes resultados permitiram constatar o nível elevado de expectativas e de satisfação das famílias face ao trabalho desenvolvido pela equipa de IP, assim como relacionar o nível de expectativas e o de satisfação de algumas famílias. Abstract This research project “Early Intervention: the process of building and implementing good practices” had as a goal, the study of practices implemented in an Early Intervention (EI) team within Community, family, child, service and program. The international recommended practices emphasize the fundamental part played by families in EI, enhancing the work centered on families, adjusted and specific for each family. One of the goals of the study was to understand how families percive the support and the EI team. For that, we used to instruments, a expectations and a satisfaction questionnaire given to the families, in two distinct moments, the first in the beginnig of the support and the second when the support finished. The results allowed to acess the high level of expectations and satisfaction of the families regarding the support given to them from the EI team, as well as relate the expectations and satisfaction of some families.