Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Competências digitais e suas aplicações pedagógicas: uma avaliação das habilidades docentes no Ensino Superior
    Publication . Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza; Moreira, J. António; Trindade, Sara Dias; Melo, Thiago Anchieta
    A contemporaneidade requer de nós, professores de todas as modalidades e níveis do ensino, que sejamos letrados digitalmente a ponto de fazer uso das Tecnologias Digitais de Informação de Comunicação (TDIC) de forma segura, crítica, responsável e transformadora. Aferir, dessa forma, o perfil tecnocompetentes de professores é o primeiro passo do processo de criação de uma geração de docentes capazes de introduzir as tecnologias em suas práticas professorais. Por isso, este estudo objetivou aferir, por meio da escala do DigCompEdu Check-in, as habilidades tecnopedagógicas dos professores Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, quanto ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), nas diferentes áreas do conhecimento. O trabalho partiu do entendimento daquilo que envolve as competências digitais, até a aplicação do instrumento de avaliação de forma virtual. Os resultados revelaram que a UEMA conta com professores inseridos em todos os níveis de fluência tecnopedagógica, segundo a escala do DigCompEdu, com maior concentração dos docentes nos níveis A2, explorador e B1, integrador. Isto posto, estes professores necessitam aprimorar suas competências digitais para enfrentar os desafios do mundo tecnológico, uma vez que a fluência digital permite enriquecer as práticas de ensino e o próprio desenvolvimento profissional, para além das competências digitais básicas, gerando uma educação transformadora e alinhada as competências requeridas no mundo moderno.
  • O uso da nuvem de palavras como estratégia de inclusão e inovação pedagógica
    Publication . Sena, Lílian de Sousa; Pinheiro, Andréa Pestana; Sousa, Aline de; Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza
    Analisar o contexto educativo, numa perspetiva inclusiva, requer uma reflexão sobre as tecnologias digitais como potenciadoras da aprendizagem e da inclusão social, digital e educativa. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, é um estudo de caso (Yin, 2001) que traz um recorte de três experiências educacionais com o uso da ferramenta Word Cloud, em três escolas localizadas em duas cidades do Maranhão, Timon e a capital São Luís, com alunos surdos e não surdos matriculados no ensino médio, visando compreender as contribuições desse recurso para a aprendizagem e inclusão educacional. Os instrumentos utilizados foram análise bibliográfica e entrevistas com a equipe. A partir da análise do material empírico, ancorado nos autores que referenciam este estudo, verifica-se que a apropriação de tecnologias e o desenvolvimento de habilidades digitais ainda é um processo lento nas instituições públicas de ensino, mas também se observa que a dedicação dos professores minimiza a lacuna deixada pela ausência de recursos materiais. Os resultados mostram que a infraestrutura tecnológica, a formação continuada dos professores e as condições socioeconômicas da comunidade escolar interferem no desempenho dos alunos quanto às possibilidades de diálogos e aprendizagem com as tecnologias digitais.
  • Competências pedagógico-digitais de professores do Estado do Paraná, Brasil: estudo com o referencial Pedagogical DigCompEdu Reloaded
    Publication . Moreira, J. António; Knuppel, Maria Aparecida Criss; Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza; Nunes, Catarina S.
    O presente estudo, desenvolvido no âmbito do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI)- Educação do Futuro, teve como objetivo avaliar o nível de proficiência pedagógico-digital de professores do Estado do Paraná no Brasil, com base na Escala de Autoavaliação Ped_Digcompedu_Red24, uma versão do referencial europeu DigCompEdu. Esta versão atualiza e complementa a dimensão pedagógica com novas competências relacionadas com a educação online, a educação aberta e a inteligência artificial generativa, num total de 22 competências. Participaram no estudo 163 professores do Estado do Paraná, cujos dados foram analisados quantitativamente com recurso a técnicas estatísticas descritivas e inferenciais. Os resultados revelam uma concentração significativa nos níveis intermédios de proficiência digital (B1 e B2), especialmente nas áreas de recursos digitais, tecnologias e ambientes digitais e de processos de ensino e aprendizagem e avaliação. No entanto, em áreas emergentes, particularmente nas competências relacionadas com inteligência artificial os docentes apresentam níveis muito baixos, situando-se maioritariamente no nível A1 (Recém-Chegado/a). A análise não revelou diferenças estatisticamente significativas em variáveis como género, idade ou tempo de serviço, mas revelou que os professores das áreas das engenharias e tecnologia são os que apresentam níveis de proficiência digital mais elevados. Estes resultados sublinham, pois, a necessidade de reforçar estratégias de formação contínua centradas em competências digitais emergentes, relacionadas com as áreas da educação aberta, educação online e inteligência artificial com vista à construção de uma docência mais crítica, inovadora e tecnologicamente mais sustentada.