Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Matriz-técnico pedagógica para a Plataforma Nau: relatório finalPublication . Bastos, Glória; Rocio, Vitor; Cabral, Pedro Barbosa; Paz, João; Manuelito, HelenaEste relatório corresponde ao trabalho realizado pela Universidade Aberta no âmbito do contrato estabelecido com a FCT/FCCN para a elaboração de uma proposta de Matriz Técnico-Pedagógica inicial para a plataforma NAU, destinada a cursos online, massivos e abertos (MOOC). Segue a estrutura apresentada no caderno de encargos da entidade adjudicante.
- The impact of a research-based institutional strategy for opening Up educational practices: the case of the MOOC-Maker ProjectPublication . Cabral, Pedro Barbosa; Paz, João; Teixeira, AntónioThe MOOC-Maker project aimed to research on initiatives related to the development of management capacities in massive open online courses (MOOC). This paper presents the main experiences of the partner institutions in the MOOCMaker project and describes the improvements achieved by the partner institutions in what concerns the design, development, and implementation ofMOOC as a result of the research-based approach used in the project. In terms of methodology, we used content analysis of the different deliverables produced in the framework of the MOOC-Maker project and of the data retrieved from a dedicated survey sent to all partners. The paper elaborates on the definition, evolution, and major trends of MOOC, and open education, with particular emphasis on Latin America, characterizes the partner institutions, presents the main outcomes of the project, and finally, states a series of recommendations for quality improvement regarding the different phases of the MOOC production cycle: institutional planning, learning design, quality assurance, and certification procedures.
- Construcción de capacidades para el desarrollo de centros de enseñanza y aprendizaje para las universidades de LatinoAmérica en el siglo XXIPublication . Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, João; Morgado, Lina; Cabral, Pedro BarbosaEm resultado dos muitos constrangimentos estruturais que as afetam, as instituições de Ensino Superior (IES) da América Latina confrontam-se com um conjunto alargado de problemas, nomeadamente no âmbito da qualidade e inovação das práticas de ensino e aprendizagem, da formação de professores e também da gestão estratégica. Neste sentido, torna-se urgente capacitar estas instituições para melhor contribuírem para o desenvolvimento social e económico dos seus países. O projeto Construcción de capacidades para el desarrollo de Centros de Enseñanza y Aprendizaje para las Universidades de Latinoamérica en el Siglo XXI (PROF-XXI), cofinanciado pelo programa Eramus+ da União Europeia, pretende contribuir para este objetivo por meio do desenho, instalação e certificação de Centros de Ensino Aprendizagem (CEAs) nas IES latino-americanas parceiras do projeto. O projeto apoia também a formação dos quadros técnicos necessários ao seu funcionamento, assegurando que estas unidades se constituam como motores de mudança e inovação nas IES da América Latina e não só.