Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- As interfaces, a interatividade e os artefactos de média-arte digitalPublication . Gaspar, RuiApresentação efetuada por Rui Gaspar, ex-doutorando em Média-Arte Digital no InforAbERTA 2018 - VIII Jornadas de Informática da Universidade Aberta.
- Prazerosa : interactive reading chairPublication . Gaspar, Rui; Coelho, José; Bastos, GlóriaThis article describes how to promote reading amongst children, changing the focus on the languages traditionally involved in the print, to the reading environment and adding other interactive languages, has led to the invention of: “Prazeroza – Interactive Reading Chair”. The intention is to generate a peculiar reading environment, an immersive one, created through interactivity. The reader already constructs in his imagination, when reading a book, to real sensations felt through his body, vary accordingly with the narrative's characteristics. This article is started by describing a possible interaction between reader and Prazerosa. After which, it will lay all the paths taken regarding aesthetics, literature, mechanics, electronics and computation, to arrive to the desired immersive reading environment. This approach combines the interactive and virtual between the reader, the visual languages present in the book, and the machinery and luminosity of languages introduced by Prazeroza.
- A promoção da leitura em ambientes imersivos digitaisPublication . Gaspar, Rui; Coelho, José; Bastos, GlóriaAtualmente, os ambientes tradicionais onde se desenvolvem as estratégias de promoção da leitura estão a ressentir-se devido ao impacto das tecnologias digitais, especialmente dos dispositivos móveis touch, e da forma diferenciada como nos é apresentada a informação, causando alguma apreensão junto dos envolvidos nos processos de promoção e mediação da leitura. Foi dentro desta problemática que esta investigação explorou novas formas de otimizar o processo de mediação e de animação da/para a leitura no contexto do digital. Teve como ponto de partida preferencial o livro de literatura infantil, impresso, preservando-o como objeto cultural de alto valor, continuando nós a acreditar no seu importante papel para a promoção da leitura na idade de ser criança. Focou a ação na modulação dos ambientes de leitura, procurou caminhos para fazer chegar o livro às mãos da criança, de tornar o ato de ler numa experiência imersiva, que fosse significativa e prazerosa, que marcasse o seu percurso como leitora. Todo o processo de investigação teve uma vertente predominantemente prática, materializada na conceção de artefactos e instalações de média-arte digital inovadoras. Pretendeu-se que o percurso relacionado com a visão, produção, desenvolvimento e experimentação nos cenários reais fosse suportado pela construção de um conhecimento e fundamentação teórica nascidos da pesquisa sobre os processos que envolveram a mediação e a animação da leitura; de conceitos ligados à arte digital, Narrativa Transmédia e às áreas tecnológicas que envolveram a produção dos artefactos média-arte digital e o desenvolvimento das suas interfaces, como a Realidade Aumentada, eletrónica, mecânica e computação. Por último, na apresentação das performances, nos momentos expositivos, entre outras atividades em que nos envolvemos na partilha do nosso trabalho, criámos oportunidades para difundir, avaliar e desenvolver os produtos desta investigação que, na generalidade, foram bem aceites pelo seu público-alvo, as crianças, e pelos mediadores da leitura, que somos todos nós.
- A mediação da leitura através de realidade aumentada : "O homem da gaita"Publication . Gaspar, Rui; Coelho, José; Bastos, Glória; Figueiredo, Mauro; Quinta, AnaApresentamos neste artigo o artefacto que desenvolvemos para a performance “O Homem da Gaita”, partindo da utilização de um dispositivo móvel – smartphone ou tablet – e da tecnologia de Realidade Aumentada (RA). Pretende-se que seja um contador de histórias a utilizá-lo a par com o livro tradicional impresso, explorando a modulação do ambiente de leitura através da interatividade e a virtualidade da RA, numa relação de mediação e envolvência com as crianças até aqui inalcançável no ato de contar um conto.Iniciamos este trabalho evidenciando a importância dos ambientes de leitura e a atual apreensão dos agentes envolvidos nos processos de mediação e promoção da leitura devido ao impacto do universo digital. Neste contexto perscrutamos a aplicabilidade da RA nesses mesmos processos. Seguidamente descrevemos a implementação do artefacto com uma abordagem sumária dos meios tecnológicos – software e hardware – utilizados. Por fim damos conta do impacto que o projeto tem tido junto do seu público-alvo, as crianças e dos medidores da leitura.