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- Explorando as potencialidades da complexidade para o estudo das políticas públicas em educação: o exemplo da União EuropeiaPublication . Neves, ClaudiaNeste artigo partimos do pressuposto que as reformas educativas, em particular na União Europeia, desde os anos 1990 têm sido pautadas pelas recomendações de organismos internacionais que acentuam a centralidade da educação e a sua capacidade de garantir a empregabilidade, de evitar a exclusão social, de promover a cidadania e o desenvolvimento pessoal. Na procura de novas formas de explorar as realidades ligadas às políticas públicas de Educação, este artigo tem por objetivo, contribuir para uma melhor compreensão do conceito de complexidade e também, aprofundar uma abordagem que permita uma nova inteligibilidade dos sistemas complexos, como são as políticas públicas na esfera educativa.
- Padrões e variações da participação na Aprendizagem ao Longo da Vida na União Europeia: uma leitura de indicadores estatísticosPublication . Neves, Claudia; Alves, Mariana GaioNeste capítulo procuramos, através de uma leitura de indicadores estatísticos, explicitar em que medida a orientação política de promoção de dinâmicas de ALV está (ou não) a registar uma adesão significativa por parte da população na Europa. Os dados nos quais nos baseámos para analisar a situação dos países da UE, e em particular o caso de Portugal, relativamente à participação na ALV, constam da base de dados do órgão oficial de estatísticas europeu - o Eurostat. Estes indicadores referem-se aos 27 Estados-membros da UE e também à Noruega e à Suíça. O ano a que dizem respeito é 2003, embora tenham sido publicados em 2005.
- O eLearning na União EuropeiaPublication . Neves, ClaudiaVídeo explicativo sobre a influência dos modelos de desenvolvimento na Educação e o contexto do eLearning na União Europeia.
- A regulação das políticas de educação na União Europeia e os desafios para a educação a distância no ensino superior: uma perspetiva crítica e uma proposta de investigaçãoPublication . Neves, CláudiaNeste artigo, procuramos sistematizar algumas reflexões em torno das tendências políticas para o ensino superior na Europa, e o papel que a educação a distância pode assumir nessa estratégia. Procuraremos entender a interpretação do governo português dessas orientações e como regulamenta a educação a distância no ensino superior. Terminamos com uma leitura crítica do enquadramento político português para a educação a distância no ensino superior e uma proposta de desenvolvimento futuro de uma investigação que procure compreender diferentes posicionamentos políticos em diversos países da União Europeia, relativamente às estratégias políticas para a educação a distância no ensino superior.